Serra 468 anos: reformas e inaugurações de unidades são destaques na saúde

A recuperação das unidades de saúde da Serra estão entre as grandes entregas da Secretaria de Saúde

Serra 468 anos: reformas e inaugurações de unidades são destaques na saúde


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

Oferecer uma melhor estrutura para os atendimentos em saúde foi um dos grandes destaques da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) nos últimos quatro anos, com reformas e inaugurações de novos espaços. 

Além disso, a Sesa investiu em novas tecnologias e em ações de promoção à saúde, criou novos protocolos e atingiu marcas recordes em dispensação de medicamentos.

Confira abaixo alguns dos muitos avanços na Saúde da Serra nos últimos quatro anos:

Entregas e reformas de unidades de saúde
A recuperação das unidades de saúde da Serra estão entre as grandes entregas da Secretaria de Saúde ao longo da gestão. Foram cerca de 30 revitalizações nestes equipamentos entre 2021 e 2024, modernizando e ampliando espaços.
Além disso, foram entregues grandes estruturas como a Unidade Regional de Saúde (URS) de Valparaíso e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Diogo. Foram inauguradas ainda as UBS de  Central Carapina e de Barcelona e dois pontos de apoio da Unidade Itinerante para atender a zona rural em Belvedere e Aroaba/Muribeca.
Três novas unidades de saúde estão em obras: UBS de Parque Jacaraípe, José de Anchieta II/Cantinho do Céu e Balneário Carapebus. Estão em obras de reforma e ampliação as UBS de Chácara Parreiral e Porto Canoa.

Estratégia de Saúde da Família
Em breve, 100% do território estará coberto pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Com o concurso público, novos Agentes Comunitários de Saúde foram convocados para compor as equipes de ESF, que deve concluir o ano com 65% de cobertura.

Tecnologia
A Serra também apostou em tecnologia. Os agentes comunitários de saúde ganharam tablets para facilitar as visitas realizadas às famílias e receberam novos uniformes. 

Agendamento on-line
O agendamento on-line foi criado em 2021 para a vacinação contra Covid-19 e, em 2022 foi ampliado com agendamento de consultas médicas e odontológicas, mamografia e raio-X. Desde então, foram agendados 682.801 mil atendimentos até 21 de novembro de 2024.

Promoção à saúde
Já o Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF) agora conta com 4,5 mil alunos com aulas em quase 50 pontos espalhados pela cidade. Foram criados novos projetos como ioga, hidroginástica masculina, Oficina de Vitalidade Cognitiva e o walking football - sendo a Serra o primeiro núcleo oficial fora de São Paulo pela rede da Walking Football Brasil.

Práticas integrativas
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são apresentadas à população em mutirões como o Serra + Cidadã e Serra + Saúde, e são realizadas em oficinas terapêuticas para pacientes do CAPS AD e por meio do Proef. São ofertadas - aromaterapia, auriculoterapia, fitoterapia, massoterapia, ventosaterapia e ioga. As PICS complementam um tratamento já existente, promovendo a saúde e prevenindo doenças.

Equipes multiprofissionais
Foram instituídas Equipes Multiprofissionais em Saúde (eMulti) - formadas por assistente social, farmacêutico, nutricionista, profissional de educação física, ginecologista e médicos especialistas. A ideia é aumentar a resolutividade das equipes já existentes na Atenção Primária por meio da articulação com o serviços especializados.

Referência nacional
A Secretaria de Saúde da Serra também criou o novo protocolo da Saúde Mental do município e realizou, em 2024, o primeiro seminário sobre racismo no SUS do Estado. A cidade se tornou referência sediando eventos nacionais do Ministério da Saúde em 2024, como o Dia D de Combate à Dengue e o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, além do lançamento oficial da Campanha Nacional de Multivacinação no Estado, em 2023.

Medicamentos
Até 19 de novembro, foram entregues mais de 3 milhões de medicamentos à população nas unidades de saúde e atendidos 1,2 milhão de pacientes. Ao longo da gestão, o Índice de Abastecimento de Medicamentos se manteve em média em torno de 95%, por vezes, chegando a 98%, percentual superior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 80%. 
Além disso, a Farmácia Central, que atende todos os dias, ganhou um espaço novinho e funciona agora no HMMI, mais próxima do Terminal de Laranjeiras para facilitar o acesso. O número de itens distribuídos no município foi ampliado em 19 produtos e no total agora são 280 medicamentos disponíveis.