Serra + Cidadã: jogadora de xadrez dá exemplo para as meninas

Sophia Koehler Belshoff venceu torneio realizado no Serra + Cidadã

Serra + Cidadã: jogadora de xadrez dá exemplo para as meninas


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Uma das atrações do Serra + Cidadã Edição de Natal realizado no último sábado (17) foi o torneio de xadrez. A disputa foi mais uma demonstração do empoderamento feminino e de que lugar de mulher é onde ela quiser. Isso porque dos 47 jogadores, havia apenas uma do sexo feminino, justamente a vencedora do torneio. 

Sophia Koehler Belshoff, de 20 anos, veio de Domingos Martins para disputar o torneio. Ela joga há aproximadamente dois anos e meio. No Serra + Cidadã, ela bateu adversários dos mais variados níveis, desde iniciantes a avançados. 

“Sophia é um exemplo para todas nós. A vitória dela no torneio, única mulher entre 47 jogadores, é um símbolo do empoderamento feminino. Nós, da administração municipal, seguimos empenhadas para que o exemplo de Sophia se repita não só no xadrez ou no esporte, mas em todas as áreas da sociedade”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota. 

A jogadora explica que começou a jogar em um clube de xadrez na escola e supõe que pode ter incentivado outras meninas a se aventurar no chamado jogo dos reis e rei dos jogos. “No começo eram só os meninos e aos poucos começaram a aparecer algumas meninas, então acho que acabei virando uma inspiração de certo modo”, afirma Sophia.