Serra recebe Dia de Campo Café Conilon
Curso de manejo e mercado de café conilon foi conduzido por profissionais do Incaper numa parceria com a Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Edson Reis
Cerca de 68 pessoas participaram, nessa quinta-feira (28), do
"Dia de Campo Café Conilon", na Serra. Produtores rurais e profissionais do segmento tiveram a oportunidade de acompanhar palestras voltadas para o manejo e mercado do café.
O evento aconteceu na Fazenda Rio Preto, na região de Chapada Grande. O local tem cerca de 133 hectares de cafés plantados.
A capacitação foi conduzida por profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), numa parceria com a Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra.
Na programação, pesquisadores e extensionistas do Incaper ministraram os temas: “Importância da Adubação no Pós-Colheita”, apresentado pelo pesquisador André Guarçoni; “Sistemas de Irrigação x Consumo de Água”, com o extensionista Caio Louzada; e “Controle Fitossanitário das Lavouras”, com o extensionista Alexandre Morais.
Parte da capacitação aconteceu dentro de um dos cafezais da fazenda.
Produção de café conilon dobrou na Serra
O café conilon responde por cerca de 52% da lavoura permanente de Serra com 118 sacas por hectare resultando em 18.253 sacas produzidas em 2024, segundo dados da Seap.
A produção praticamente dobrou de cinco anos para cá. Em 2019, eram somente 57 sacas por hectare com 11.185 sacas no total.
As lavouras de café de conilon ocupam principalmente as comunidades de Calogi II, Chapada Grande e Santiago da Serra.
Os produtores do município adotam tecnologias difundidas pelo Incaper como o plantio de clones em linhas, variedades recomendadas, renovação das lavouras e técnicas de manejo da cultura.
O trabalho é fruto da parceria entre Seap e Incaper, que se colocam à disposição dos produtores rurais interessados em incrementar o uso de suas propriedades, contribuindo com a presença da Serra no cenário de produção agrícola capixaba.