Serra se integra ao Conecta Turismo para fortalecer o setor no Espírito Santo
O município passará a compartilhar com o Estado informações referentes à arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS)

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra firmará uma parceria com a Secretaria Estadual do Turismo para integrar o município ao Conecta Turismo, projeto inovador que moderniza a coleta, análise e apresentação dos dados do setor turístico capixaba. O município recebeu representantes do projeto na última semana.
Por meio da iniciativa, o município passará a compartilhar com o Estado informações referentes à arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) de empresas com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) relacionadas ao turismo. Esses dados serão incorporados à base estadual e analisados junto às informações de outros municípios, contribuindo para um panorama mais completo e preciso do desempenho do turismo no Espírito Santo.
“Os dados serão importantes para munir o Estado com informações que podem otimizar o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, inclusive da Serra. Com a adesão, damos mais um passo rumo à modernização e fortalecimento de seu turismo, alinhando inteligência de dados e gestão pública em prol do desenvolvimento regional.”, destaca o secretário de Fazenda da Serra, Henrique Valentim.
O CNAE é o código que classifica as atividades econômicas das empresas no Brasil, sendo utilizado por órgãos de arrecadação para organizar e identificar os diferentes segmentos da economia. No caso do Conecta Turismo, ele permite filtrar com precisão os dados relacionados às atividades turísticas, facilitando a análise do setor.
Conecta Turismo: inovação na análise do setor
Lançado com o objetivo de modernizar o antigo Observatório do Turismo — criado em 2013 — o Conecta Turismo traz novas ferramentas tecnológicas para o monitoramento do setor. A plataforma oferece análises em tempo real, visualizações interativas e integração com diversas bases de dados, tornando o acesso às informações mais dinâmico e acessível para gestores públicos, empresários e demais atores do turismo.
Outro diferencial do projeto é a integração com instituições estratégicas, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e entidades representativas do mercado turístico, ampliando a qualidade e a credibilidade das análises geradas.
“A integração da Serra ao Conecta representa mais um passo importante na consolidação das políticas públicas de turismo do nosso município. Essa iniciativa fortalece a conexão com as diretrizes estaduais, ampliando o acesso a dados e informações estratégicas que nos permitem aprimorar o desempenho do setor, elaborar diagnósticos mais precisos e direcionar melhor os investimentos. Nosso objetivo é atrair cada vez mais visitantes para conhecerem as riquezas turísticas e culturais da Serra — suas belezas naturais, seu patrimônio e suas inúmeras potencialidades. Queremos projetar o nome da Serra para todo o Brasil e, por que não, para o mundo" avalia o secretário de turismo da Serra, Anderson Madeira.