Dia Mundial do Meio Ambiente: Serra sedia exposição interativa

A exposição acontece de 29 de maio a 7 de julho

Dia Mundial do Meio Ambiente: Serra sedia exposição interativa

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação-Semma/PMS

​A exposição interativa "Água de A a Z" chega à Serra nesta segunda-feira (29) e vai até sete de julho, fazendo alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em cinco de junho.

A mostra estará em cartaz no Horto Municipal da Serra, localizado em Serra Sede, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e, aos sábados, das 10 às 17h.

A Serra, através das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, é a segunda cidade brasileira a receber a exposição interativa. A estreia dela foi em Camboriú, Santa Catarina.

Durante a semana, para visitação em grupo, somente mediante agendamento pelo e-mail: expoaguaserra@arquiprom.com.br. Aos sábados, serão oferecidas oficinas abertas às comunidades com artistas locais em alusão ao tema. As inscrições estão abertas pelo link: https://bit.ly/expoaguaoficinas.

A exposição, gratuita e aberta a toda a população, aborda as mais diversas representações da água nos âmbitos artísticos, científicos e culturais.

O objetivo principal é destacar, de forma criativa e profunda, a importância de refletirmos sobre a água.

Mas o quanto a água impacta nossas vidas? Podemos pensar na composição e estados da água; em tudo o que envolve ter água potável disponível; ou no impacto das mudanças climáticas em nossas vidas; ou ainda na quantidade de fontes, rios, mares, oceanos no nosso planeta.

Sem dúvida, a água é um tema abundante, com possibilidades infinitas. A exposição itinerante "Água de A a Z" foi planejada para oferecer um recorte criativo e interativo que leva a sociedade a pensar na importância da preservação e sustentabilidade desse elemento em suas mais variadas formas.

Durante a exposição, acontece uma programação cultural paralela, com realização de oficinas conectadas ao tema da água, fazendo parte desta ação cultural na cidade. Como o nome sugere, a exposição é guiada por temas em ordem alfabética. Na letra A, de água, haverá uma fonte saudando os visitantes.

Na letra Z, de Zona de ação, o visitante será convidado a deixar sua marca em um painel colaborativo, registrando uma ação que pode fazer em seu dia a dia para o cuidado e preservação das águas.

O visitante poderá, ainda, fluir pelos temas de outras maneiras, sugeridas pelas cores dos eixos temáticos: consciência, cultura, poder e fartura das águas. Como explica Silvia Landa, da Arquiprom, "o visitante pode percorrê-la seguindo a ordem alfabética, seguindo as cores ou mesmo caminhar livremente. Os conteúdos das letras se relacionam, mas elas podem ser vivenciadas de maneira independente".

Mas, não espere ficar apenas como espectador/a de conteúdos. A exposição "Água de A a Z", criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio do Instituto Aegea,  através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, inclui um jogo para convidar todos e todas a entrarem na zona de ação e se tornarem Defensores das Águas.

O jogo lúdico-didático foi idealizado com uma caça ao tesouro em que o objetivo é oferecer um espaço interativo e criativo a todos, especialmente a visitas agendadas de grupos de estudantes.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Isis Menezes, explica que a exposição vai celebrar o Dia ​Mundial ​do Meio Ambiente.

“Teremos um mês de programação com o intuito de promover a educação ambiental. Quando se fala em educação ambiental é muito comum pensarmos nas crianças como principais atores, mas precisamos ressaltar que é fundamental o envolvimento e comprometimento de toda a comunidade. Por isso, estamos com agenda aberta para atender não somente as escolas, mas também as comunidades e associações. Além da exposição, manteremos nossos atendimentos com palestras e oficinas”.

Serviço:

Exposição Água de A a Z

Local: Horto Municipal da Serra

Endereço: Rua dos Estudantes, s/nº, bairro Santo Antônio, localizado na região de Serra Sede

Período: 29 de maio a 7 de julho de 2023

Visitação: 2ª a 6ª, das 8 às 17h, e sábado, das 10 às 17h