Servidores da Serra participam de treinamento sobre Plano Anual de Contratações

O PAC oferece uma perspectiva abrangente do sistema de compras

Servidores da Serra participam de treinamento sobre Plano Anual de Contratações

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Secretaria de Gestão e Planejamento da Serra (Segeplan) promoveu um treinamento na manhã desta sexta-feira (12) para discutir a elaboração do Plano Anual de Contratações (PAC) para o ano de 2025. O evento, realizado em uma faculdade local, reuniu servidores da Prefeitura envolvidos na construção do plano.

O PAC oferece uma perspectiva abrangente do sistema de compras, identificando demandas, quantidades e estimativas de gastos para auxiliar os gestores públicos a traçar estratégias mais eficientes.

Este documento tem como metas a racionalização das contratações municipais para promover economia e eficiência; alinhamento com o Plano Plurianual e outros instrumentos de governança; suporte à elaboração da Lei Orçamentária Anual; prevenção do fracionamento de despesas e também a comunicação de intenções ao mercado fornecedor, visando promover diálogo, incentivar inovação e aumentar a competitividade.

A elaboração do Plano de Contratações Anual segue as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

“A legislação enfatiza a importância do planejamento no processo de contratação pública”, informa o titular da Segeplan, Ricardo Pandolfi.