Teste "Conta Comigo" encaminhou 23 mulheres para atendimento

Teste é composto por questionário on-line e indica se a mulher está em um relacionamento abusivo

Teste "Conta Comigo" encaminhou 23 mulheres para atendimento


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Filipe Oliveira/Secom-PMS

O questionário virtual “Conta comigo! Você não está Sozinha” levou ao encaminhamento de 23 mulheres ao Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (CRAMVS). Essas mulheres fizeram o teste criado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) e se identificaram, permitindo o contato da Seppom para avaliação e encaminhamento. 

Criado pela Seppom, o teste é composto por um questionário on-line que de acordo com as respostas indica se a mulher está em um relacionamento abusivo. Ele disponibiliza, ainda, as informações dos locais onde a mulher pode procurar ajuda caso esteja em um relacionamento violento ou abusivo. 

Lançado no mês passado, dentro da programação do “Agosto Lilás”, o teste foi acessado por 280 mulheres neste período. Deste total, 200, ou cerca de 71% delas, estão em uma situação de violência doméstica ou familiar, segundo as respostas do questionário. 

“O número revela o desafio que temos pela frente no enfrentamento à violência de gênero, por isso a necessidade de investirmos em soluções criativas como o teste 'Conta Comigo', que com um mês de implantação demonstrou ser um aliado importante dos trabalhos da Seppom”, ressalta a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Lilian Mota. 

O teste pode ser feito de forma anônima, com a opção de se identificar e permitir o contato da Seppom para a realização de atendimentos para o encaminhamento à rede de proteção às mulheres vítimas de violências. 

Disponível por meio do link http://tinyurl.com/jd2dx4fv , a ferramenta também pode ser acessada por meio do QR code impresso em cartazes distribuídos em ônibus, escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos.

A secretária lembra que além de ser útil para gerar informações e conscientizar as mulheres, o teste “Conta Comigo” ampliou o alcance dos serviços da Seppom.

“A secretaria teve acesso a mulheres que normalmente não buscam a rede de proteção. Com o teste, conseguimos ultrapassar os muros das casas e alcançamos mulheres que apesar de não procurar a rede, precisam dos nossos cuidados”, finaliza a secretária Lilian Mota.