Teste rápido contra hepatites em shopping da Serra

A campanha Julho Amarelo da Serra é voltada para a conscientização sobre as hepatites virais

Teste rápido contra hepatites em shopping da Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Amanda Amaral

Para estimular o diagnóstico precoce, no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de julho, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) realizará testagens rápidas no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. A iniciativa faz parte das ações do Julho Amarelo.

O mês é voltado para a conscientização sobre estas doenças e contou ainda com a realização da sexta edição do Fórum Municipal de Hepatites Virais, na última quinta-feira (13), no Vitória Apart Hospital, na Serra, com organização da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e pelo Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE). 

Com o tema “Imunização: Estratégia de Prevenção Historicamente Comprovada”, além de reforçar a importância da vacinação, o evento teve como objetivo contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico das equipes da Secretaria de Saúde da Serra.

“Estamos fazendo um forte chamado para a imunização, pois as hepatites podem ser erradicadas, a nossa meta é o diagnóstico precoce”, explica o gerente do Programa de IST/Aids da Serra, responsável pelo CTA/SAE, Angelo Eduardo Carneiro Dias. 

Vacinação

Existem hoje no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra Hepatite B - disponível para todo o público, de recém-nascidos a idosos, e a vacina contra Hepatite A - para crianças de 15 meses. Ambas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra.

Sobre o CTA/SAE

CTA/SAE é um equipamento da Secretaria de Saúde da Serra que realiza atendimento de testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C; orientações em aconselhamento individual com equipe multiprofissional; entrega de insumos de prevenção (preservativos); ambulatório de PrEP; acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites virais (B e C); além de farmácia especializada para esses agravos. Funciona na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra. 

Julho Amarelo 

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que podem ser erradicadas. Para tanto se faz necessário implementar ações de combate através da ampliação das testagens; Identificação de portadores do vírus da hepatite B e C através de diagnóstico precoce; realização de campanhas de prevenção; oferecimento de suporte aos portadores do vírus da hepatite B e C através de orientação para o tratamento, da oferta de consultas e/ou encaminhamento a médicos especialistas, além de capacitação das equipes de saúde.