Verão: prevenção contra o mosquito da dengue dever ser reforçada
Uma orientação, por exemplo, é deixar limpa e protegida da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Divulgação/PMS
Com a proximidade do verão, os dias ensolarados prometem ser mais frequentes. O período passa a combinar sol forte e chuvas sazonais, o que é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Por isso, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) alerta sobre a limpeza de quintais e o acúmulo de água. O apoio da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti, porque a maioria dos criadouros se encontram dentro das residências.
Uma vez por semana é necessário realizar um checklist nos pontos críticos. Em dez minutos, é possível conferir tudo. As dicas são simples, como colocar garrafas e baldes de cabeça para baixo e vedar a caixa d’água.
Além disso, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti da Secretaria de Saúde da Serra continuam de forma regular e contínua.
São realizados serviços como passagem do carro fumacê; colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliare; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).
Confira o cheklist contra a dengue:
- Quintal
A caixa d’água deve estar vedada;
As calhas devem estar limpas;
Não deixe baldes a céu aberto no quintal, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;
Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;
Deixa as garrafas e baldes de cabeça para baixo;
Trate a piscina antes de viajar e, se puder, a tampe.
- Interior da casa
Ralos devem estar telados ou tampados;
Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;
Verifique as bandejas externas do ar condicionando e da geladeira e as deixe limpas.
Vasos sanitários sem uso devem ficar fechados.
Disque-dengue
O serviço de Disque-dengue funciona por meio do telefone 27 98166-1472. Não é necessário se identificar, embora seja fundamental fornecer o endereço do local denunciado, bem como ponto de referência. Com o número de celular, até fotos e vídeos dos locais poderão ser enviados às equipes da Vigilância Ambiental em Saúde.