Vozes que Cuidam: escuta, acolhimento e inclusão
Prefeitura da Serra lança projeto para quebrar a invisibilidade e transformar histórias de cuidado em políticas públicas inclusivas

Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Secom - PMS
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, vai lançar o projeto “Vozes que Cuidam”, um ciclo de audiências públicas voltadas a pessoas com deficiência, mães atípicas, cuidadores e cuidadoras, bem como profissionais que atuam na área, como educadores e especialistas em cuidado.
As audiências são espaços de diálogo abertos à sociedade e têm o objetivo de quebrar o silêncio em torno das vivências de mães atípicas, cuidadores e pessoas atípicas. A proposta é transformar essas histórias em caminhos para políticas públicas mais humanas e eficazes. Durante os encontros, haverá espaço para compartilhar experiências, desafios e esperanças. As falas serão organizadas e encaminhadas aos conselhos municipais, contribuindo para a formulação de novas ações. Já situações de urgência social terão encaminhamentos imediatos, garantindo resposta rápida.
Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, o projeto é mais um elo nessa corrente de inclusão. Segundo ela, as mães atípicas, cuidadores e pessoas atípicas carregam histórias de luta e superação que muitas vezes não são ouvidas. “O Vozes que Cuidam é um espaço para dar visibilidade a essas vozes e transformar experiências individuais em ações coletivas. O compromisso da gestão é cuidar de quem cuida e garantir que ninguém seja invisível”, completou a secretária.
Serviço:
O lançamento do projeto será no dia 4 de setembro, quinta-feira, no Cras de Laranjeiras, localizado na Avenida Norte Sul, 3783, em Colina de Laranjeiras, das 14 às 16h30.