APA Estadual Mestre Álvaro

Criação: Lei Estadual nº 3075-1976, recategorização Lei Estadual nº 4.507/1991

Área: 23.896.639,45m²

Vegetação: Mata Atlântica de encosta

Sede: Anexo ao Jardim Botânico, Rua dos Estudantes, s/n, bairro Santo Antônio, Serra/ES

O Mestre Álvaro é o maior e mais representativo monumento natural da Serra. Com 833 metros de altitude, é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira. Está localizado a 4km da sede do município. A vegetação nativa é de Mata Atlântica de Encosta, abrigo de fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção. Suas nascentes e córregos são contribuintes das Bacias Hidrográficas dos Rios Jacaraípe e Santa Maria da Vitória.

Foi criada em 1976 como Reserva Biológica Estadual de Mestre Álvaro e o Parque Florestal pela Lei Estadual nº 3.075. Em 1991 foi recategorizada como Área de Proteção Ambiental (APA) pela Lei Estadual nº 4.507, cuja área e perímetro foram redefinidos pela Lei Estadual nº 10.859/2018.

A APA Mestre Álvaro faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro, e contribui diretamente para a manutenção da cobertura florestal, fundamental para a efetiva conservação do solo, dos recursos hídricos e das espécies de fauna e flora.

Em 2015, foi instituído o Dia Municipal do mestre Álvaro, comemorado anualmente no dia 12 de novembro, conforme Lei Municipal mº 4.376/2015.

Atualmente, possui uma sede administrativa localizada na área pública anexa ao Jardim Botânico Municipal, aos pés do Mestre, visando ampliar as ações de caráter socioeconômico e ambiental, de preservação e conservação do meio ambiente.

A estrutura também é um ponto de apoio aos que visitam o Mestre Álvaro, onde são realizados cursos de qualificação dos guias que atuam nas trilhas do morro, aulas de campo para escolas, pesquisas, cursos, palestras, exposições, visitas monitoradas e plantios.

ORIENTAÇÕES PARA VISITAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO:

- Pesquise antes sobre a trilha que deseja fazer. Se for sua primeira vez, peça informações do grau de dificuldade, duração e rota. Se não se sentir seguro, contrate um guia (Relação de Guias);

- Leve somente o necessário na sua mochila (garrafinha de água, lanche, kit de primeiros socorros e lanterna são básicos);

- O calçado adequado faz toda a diferença. O ideal é tipo bota ou tênis com solado emborrachado antiderrapante;

- Use roupas leves;

- Leve repelente e protetor solar;

- Prefira lanches leves para repor as energias. Barrinha de cereal, sanduíches, biscoitos salgados, frutas e chocolate são boas opções;

- Não consuma bebida alcoólica;

- Não afugente a fauna silvestre. Mantenha o silêncio ao percorrer a trilha;

- Cuidado com o fogo. Evite cigarros. Fogueiras e velas são proibidos;

- Atenção ao pisar e apoiar as mãos. As trilhas do Mestre Álvaro têm incidência de animais peçonhentos;

- Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo;

- Deixe o ambiente como você o encontrou. Faça sua parte, recolha seu lixo.

ATENÇÃO: é proibida a prática da modalidade esportiva de Motocross off-road em todas as trilhas da APA (Lei Municipal nº 4.723/2017).

Relação de Guias (Clique aqui)

Conheça o Mestre Álvaro: