Jogos Educativos

O município da Serra é rico em diversidade de ambientes, com uma flora e fauna caracterizadas por espécies raras e trechos de Mata Atlântica que o tornam um lugar bonito por natureza. Possui uma vasta rede hidrográfica constituída por rios, ribeirões, áreas alagadas e alagáveis, diversos córregos, faixa litorânea e um complexo de lagoas bastante diversificado. Além de apresentarem importância econômica, as lagoas da Serra estão entre os sistemas naturais mais representativos do município por possuírem grande beleza cênica e por serem refúgios para várias espécies de animais e vegetais.

 

É preciso conhecer para valorizar. E querer proteger, para conservar. Para isso, é preciso que comecemos muito cedo, desde pequenos, a descobrir a beleza, a importância e o valor da nossa fauna e da nossa flora, começando pelo lugar em que vivemos, pelo bairro, pelos nossos rios e lagoas, nossas praias e nossas matas.

 

Portanto, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, disponibiliza "Jogos Educativos”, voltados para o público infantil. O objetivo principal é estimular reflexões sobre a preservação ambiental e a importância de atitudes sustentáveis. 

 

“FLORES DO MESTRE” é um jogo digital sobre a fauna e flora do Mestre Álvaro. O jogo envolve um mistério onde as flores presentes no Mestre Álvaro não abrem mais. Um Papa-vento-verde encontra uma abelha naturalista que vem visitar o Mestre Álvaro para conhecer sua flora incrível. Juntos eles trabalham para resolver esse mistério e salvar as Flores do Mestre.

 

    Link: https://clareiradosjogos.itch.io/flores-do-mestre

 

 

 

 “SUPER TRUNFO – Os Recicláveis” é um jogo de cartas com 12 personagens, que trata sobre a origem dos materiais (papel, plástico, metal, vidro, óleo de cozinha usado, lixo   orgânico, pilhas, etc.), o tempo de decomposição, o risco ambiental e a forma de descarte.

    Link:http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1591323591482-jogoosrecicla769veis.pdf

 

 

JOGO DA MEMÓRIA – Os Amigos da Praia” é um jogo da memória com 13 cartinhas, com espécies da fauna e flora encontradas nas praias. O objetivo principal é conscientizar as crianças sobre a importância de cada espécie e a preservação da vegetação de restinga, que ajuda a conter a erosão causada pelo mar.  

    Link:http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1591303172359-jogo-os-amigos-da-praia-corrigodo.pdf

 

 

QUIZ Ambiental   Link:

 

“QUIZ AMBIENTAL” é um teste de conhecimento, que reúne questões sobre os Recursos Naturais da Serra, e avalia o conhecimento sobre a preservação ambiental e da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. O quiz foi baseado na cartilha educativa dos Agentes Ambientais Mirins, que também está disponível no site.

     

         Link:http://app.involve.me/educacaoambiental/quiz-ambiental

 

 

 

 

PARTICIPE DOS NOSSOS JOGOS!

Cuidar do ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós.