Julho Amarelo: Fórum vai debater sobre hepatites virais nesta quinta (11)

Julho Amarelo: Fórum vai debater sobre hepatites virais nesta quinta (11)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Em razão do Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, a Serra está com uma programação especial. Nesta quinta-feira (11), será realizado o IV Fórum Municipal de Hepatites Virais B e C. Nos dias 18 e 26, haverá aplicação de testes rápidos no Pró-Cidadão e no bairro Parque Residencial Laranjeiras.

O fórum é voltado para profissionais da área da saúde e será realizado das 13 às 17 horas, no auditório da Unidade Regional de Saúde de Boa Vista.

O objetivo é aprimorar o conhecimento técnico das equipes de nível médio e fundamental da Secretaria de Saúde da Serra, com foco nos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem.

Testes Rápidos

Para alcançar um número maior de pacientes, serão ofertados testes rápidos de hepatites B e C em locais de grande circulação de pessoas.

No dia 18 de julho, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no Pró-Cidadão. No dia 26 de julho, estará no bairro Parque Residencial Laranjeiras. Em ambos os casos, as ações acontecem das 8 às 11h. O objetivo do teste rápido é obter um diagnóstico precoce.

Julho Amarelo

Para chamar a atenção da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, é realizado em todo o Brasil o Julho Amarelo.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho.

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas - seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

A Prefeitura da Serra disponibiliza a vacina para hepatite B em todas as unidades de saúde, além de preservativos e testes rápidos, que também podem ser encontrados no CTA. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial. Não há vacina para hepatite C.

Serviço:

• Quinta-feira (11) – IV Fórum Municipal de Hepatites Virais B e C, no auditório da Unidade Regional de Saúde de Boa Vista. Das 13 às 17h.
  • Quinta-feira (18) – Realização de testes rápidos de hepatite B e C, no Pró-Cidadão. Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe. Das 8 às 11h.
  • Sexta-feira (26) - Realização de testes rápidos de hepatite B e C, no centro do bairro Parque Residencial Laranjeiras. Das 8 às 11h.