Dia do Sepultador: eles exercem a profissão com empatia e amor ao próximo

A data é comemorada no dia 1º de novembro

Dia do Sepultador: eles exercem a profissão com empatia e amor ao próximo


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Freepik

Na próxima sexta-feira, 1º de novembro é comemorado o dia do sepultador. A profissão é uma das mais antigas do mundo. Além do trabalho dos sepultadores, a data celebra a importância de sua contribuição para a população.

“É o dia de parabenizar esses profissionais que exercem a profissão com dedicação e comprometimento", afirma o secretario de Serviços”, Aniceto Neto.

“O nosso maior desafio é lidar com o emocional das pessoas. O sepultador tem que ter compreensão com o momento, não pode exceder a voz tem que ter todo um cuidado na hora de realizar o trabalho”,  afirma Eduardo de Souza, sepultador na Serra há mais de 17 anos.

Daniel Brito da Rocha, que atua há 10 meses na profissão de sepultador no município da Serra, fala que para ser sepultador tem que ter postura, empatia para conviver com a dor do outro.

Ele fala que nesses 10 meses um dos momentos mais marcantes foi de um sepultamento de uma criança com idade entre 5 a 6 anos. “Nessas horas o sentimento fala mais forte e temos que separar o profissional do emocional”, relata.

Atualmente, a secretaria de Serviços possui 16 sepultadores, que atuam nos cemitérios de Serra Sede, São Domingos, Pitanga, Jacaraípe, Carapina e Nova Almeida.

Os sepultadores enfrentam condições desafiadoras diariamente. Trabalham sob o sol quente, chuva, frio e lidam diariamente com a tristeza de uma perda.