Saiba como solicitar sepultamento nos cemitérios municipais
A Serra conta com seis cemitérios: Serra Sede, Carapina, Pitanga, Jacararaípe, Nova Almeida e São Domingos
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo Secom
A Serra conta com seis cemitérios públicos municipais e os moradores podem solicitar o sepultamento de seus entes queridos nestes locais todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados.
O serviço é oferecido pela Prefeitura da Serra por meio da secretaria de Serviços. Em 2024, até meados de agosto, a Serra realizou 1.106 sepultamentos em cemitérios do município.
Com o atestado de óbito em mãos, o morador deve acionar o setor de Necrópole para solicitar o sepultamento. É necessário o pagamento de uma taxa de R$ 71,98.
Confira como:
De segunda a sexta-feira
- Sepultamentos nos cemitérios de Serra Sede, Carapina, São Domingos, Jacaraípe e Pitanga devem ser solicitados na Necrópole, situado na sede da Secretaria de Serviços, localizado na Rua Alpheu Corrêa Pimentel, bairro Caçaroca.
- Funcionamento: das 8 às 12h e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
- Telefone: (27) 3291-5383 - WhatsApp (somente mensagem): (27) 98182-1240
- Já para os sepultamentos no cemitério de Nova Almeida, a solicitação é feita pelo telefone: (27) 98182-0334.
Fins de semana e feriados:
- Plantão funeral: (27) 98166-0814
- Cemitério de Nova Almeida: a solicitação pode ser feita pelo telefone: (27) 98182-0334;
- Cemitério de Carapina: a solicitação pode ser feita pelo telefone: (27) 98182-0641;
- Cemitérios de Pitanga, Jacaraípe, Serra Sede e São Domingos: a solicitação deve ser feita pelo telefone: (27) 98781-0225.
Auxílio Funeral
O município conta ainda com o Auxílio Funeral. Veja quem pode solicitar:
- A pessoa falecida tem de ser moradora da Serra;
- O solicitante do auxílio tem de ter: idade mínima de 18 anos; RG; grau de parentesco com o falecido, comprovado mediante documentação; e renda mensal por pessoa de até 1/4 do salário mínimo.
Documentos necessários para o requerimento:
- Comprovante de residência atual em nome da pessoa falecida; - CPF e documento de identificação com foto do solicitante;
- Comprovante de renda familiar do solicitante;
- Comprovante do óbito, sendo aceitos: certidão ou declaração de óbito (tem de ter legível o RG do IML), encaminhamento do hospital para o SVO.
- Em caso de morte em casa: boletim de ocorrência da Polícia Civil ou documento de atendimento do SAMU para o SVO.
Onde solicitar
- As solicitações podem ser feitas diretamente nas unidades dos Cras, das 8h às 17h, de segunda a sexta. Após esse período, pode ser feito pelo Plantão, no telefone (27) 98166-0814.