Casa da Rosa abre inscrições para cursos preparatórios para o mercado de trabalho

Após a conclusão do curso os participantes são encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras

Casa da Rosa abre inscrições para cursos preparatórios para o mercado de trabalho


Texto: Anete Lacerda - Foto: Freepik

Mulheres serranas maiores de 18 anos, empreendedoras ou que desejem empreender, podem participar da capacitação oferecida projeto social Trilha de Desenvolvimento, da Rede Cidadã em parceria com a Suzano, que será oferecida com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom).

O Trilha de Desenvolvimento capacitará essas mulheres entre os dias 12 e 16 de agosto, na Casa da Rosa, na Praça das Dálias, no bairro Feu Rosa, mas as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link https://forms.gle/X5aHoG2c41suQKNE6 até o dia 11 de agosto.

O objetivo da capacitação é propor soluções e inserir pessoas em situações de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, seja no setor público ou privado.

Para participar é preciso ter renda per capita inferior a R$ 637,00. As selecionadas terão a formação presencial, com duração de cinco dias.

As aulas abordarão temas como acolhimento familiar (promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem), reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo.

Outros assuntos igualmente importantes para quem quer transitar com segurança no mercado de trabalho.também,serão discutidos na capacitação.

Após a conclusão do curso as participantes são encaminhadas para processos seletivos em empresas parceiras e recebem auxílio da equipe do projeto para se recolocarem na atividade profissional.

 “Muitas mulheres já foram capacitadas e direcionadas a partir dessa parceria, que vem ajudando a promover a autonomia das que nos procuram aqui na secretaria”, afirma Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) da Prefeitura da Serra.

Israel Cruz, coordenador do Projeto Trilha de Desenvolvimento, destaca a importância dos parceiros na missão de mudar a vida das pessoas por meio da capacitação e do trabalho.

“É por meio de uma parceria como essa que temos com a Suzano e com a Seppom que conseguimos avançar e expandir nossa atuação, atendendo mais pessoas na região da Serra”, enfatiza.

Israel destaca que têm o compromisso de tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza até o ano de 2030, e que a Suzano identifica o Trilha de Desenvolvimento como um dos pilares para atingir tal objetivo.

“Só é bom para nós se for para o mundo. Essa é uma frase que aprendemos e reforçamos dentro e fora da Suzano. Então o Trilha é uma peça importante para nosso compromisso com a sociedade e esperamos que seja um sucesso também entre as mulheres serranas que possuem um empreendimento”, afirma Gerson Peixoto, Consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.