Alunas da Emef Iolanda Schneider vencem concurso de redação e vão conhecer reserva ambiental em Vargem Alta

Projeto Guardiões da Natureza escolheu os 25 melhores trabalhos abordando biodiversidade e proteção ambiental

Alunas da Emef Iolanda Schneider vencem concurso de redação e vão conhecer reserva ambiental em Vargem Alta


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/TV Tribuna

Duas alunas do 9ª ano da Emef Iolanda Schneider, em Porto Canoa, venceram o concurso de redação do projeto “Guardiões da Natureza”, organizado pela Rede Tribuna e Grupo Águia Branca, e ganharam um passeio para conhecer uma reserva ambiental em Vargem Alta, região serrana do Estado.

O anúncio dos melhores textos aconteceu no auditório da escola na tarde da última terça-feira (08). 

Ana Isabele Soares, 15 anos, escreveu sobre a importância da Amazônia. “Não esqueci de como a floresta é importante para todos nós e de como o que acontece com ela pode afetar todo o mundo por causa das mudanças climáticas”, descreveu.

Já Talia de Almeida, 16, pesquisou bastante para escrever sobre o grau de impacto das ações humanas sobre o meio ambiente. 
“Eu nem consegui dormir, foram quatro versões da redação, para escrever sobre as ações antrópicas, ou seja, o quanto a Natureza tem sido afetada pelas atividades nem sempre 

A professora Cristina Oliveira, que orientou as estudantes, explicou que o processo envolveu o que foi repassado a elas em outras disciplinas como Geografia e Ciências. 

Elas aplicaram o que aprenderam nessas disciplinas na hora de elaborar um texto dissertativo, onde são apresentados os argumentos para defender as defesas da opinião do autor sobre determinado tema. 

"São meninas maravilhosas, muito dedicadas e estudam muito a Língua Portuguesa também. A escrita delas é ótima e elas se dedicam em todos os aspectos. Quando li as redações, tive certeza que seriam ótimas guardiãs da Natureza", pontuou.

Para a diretora da escola, Danielle Toso, iniciativas como essa são fundamentais para despertar a consciência ambiental desde cedo.

"O projeto é lindíssimo porque inspira o aluno a estar escrevendo e buscar conhecimento sobre meio ambiente, desmatamento, o que é uma unidade de conservação. Recebemos o convite e ficamos felizes tanto pela nossa participação quanto pela conquista das nossas meninas", destacou.

Guardiões da Natureza

O projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fizeram parte da ação, que conta com um concurso de escrita.

Cada escola realizou o concurso internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando as melhores 25 redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”

As duas melhores vencem o prêmio, sendo escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

A premiação é um passeio onde os dois autores de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.

 A reserva é um espaço de mais de 2.200 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.