Professora lança livro infantil nas escolas destacando congo da Serra e de Cariacica
Rafaela Camargo apresenta a rica herança cultural das bandas de congo no livro "A Viagem de Alika"
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
De uma só vez, a escritora e professora da rede de educação da Serra Rafaela Camargo vai lançar um livro, contar histórias e envolver a garotada das escolas com a cultura da Serra, através do congo.
É o projeto “Memórias do Meu Lugar”, que segue visitando as unidades de ensino. Nesta sexta-feira (1º), a professora lança “A Viagem de Alika”, com ilustrações do artista gráfico Gió, em dois momentos: às 10h, no CMEI Vovó Ritinha, em Manguinhos; e às 14h, na Emef Bicanga.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura da Serra, o projeto apresenta a aventura da protagonista Alika, que vai desvendar as riquezas da cultura popular serrana e perceber diferenças e semelhanças entre as bandas da cidade e as da região de Roda d’Água em Cariacica.
“Quis levar as crianças a se sentirem um pouco como a personagem nessas suas descobertas. Além de ouvirem a história, os estudantes estarão vivenciando um contato com a casaca e o com o tambor de congo, conhecendo e tocando esses instrumentos”, explica.
Além disso, cada escola contemplada com o projeto ganhou um kit de livros para que os alunos tenham um contato maior com a literatura.
Sobre a autora
Rafaela Camargo é professora especialista em alfabetização e letramento e escritora de livros infantis.
Atuante na rede municipal de ensino, compartilha as vivências de sala de aula e práticas pedagógicas no Instagram no perfil @saladatiarafa
Entre os livros publicados estão “A Descoberta de Alika” e “O Cocar de Raoni”, sempre destacando em sua literatura questões étnico-raciais e empoderamento da causa indígena e negra.
O novo livro, “A Viagem de Alika”, tem preço de capa de R$ 45 e pode ser adquirido diretamente com a Akofena Livraria pelo telefone (27) 9 9754-1082.