Conselheiros tutelares participam de capacitação nesta quinta (20) e sexta (21)

A capacitação visa colaborar na formação continuada dos conselheiros tutelares

Conselheiros tutelares participam de capacitação nesta quinta (20) e sexta (21)

Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase) proporcionaram, durante todo o dia desta quinta-feira (20), um momento de capacitação e conhecimento aos conselheiros tutelares do município. Formação essa que também acontecerá nesta sexta-feira (21).

A capacitação visa colaborar na formação continuada dos conselheiros tutelares. Em 2023 aconteceu em todo o território nacional a eleição unificada para conselheiro tutelar, sendo que na Serra alguns dos conselheiros tutelares eleitos estão atuando pela primeira vez.

Inicialmente todos os concorrentes às 25 vagas de conselheiro tutelar receberam um curso com avaliação obrigatória, para que fossem preparados e selecionados para concorrerem ao pleito.

A Semas e o Concase iniciam o processo de formação continuada dos conselheiros por meio da oferta de curso introdutório, que tem como tema direitos da criança e do adolescente, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade – concepção e equipamentos de referência; Apreensão de temas fundamentais e operacionalização (Trabalho Infantil, Violências, Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente) entre outros.

Para a secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, as formações são momentos importantes de aprendizado e troca de experiência, que muito auxiliam no fortalecimento do conhecimento dos conselheiros tutelares e do próprio Conselho Tutelar, uma das instâncias fundamentais na garantia integral dos direitos das crianças e adolescentes Serranos.

“A formação continuada para conselheiros tutelares é de extrema importância, pois permite que esses profissionais estejam sempre atualizados e preparados para lidar com as demandas e desafios que surgem no exercício de suas funções. Através da formação continuada, eles podem aprimorar suas habilidades, adquirir novos conhecimentos e técnicas de intervenção, além de se manterem informados sobre as leis e direitos das crianças e adolescentes”, disse ela.