Projeto Peter: alunos têm tarde de imersão na cultura do teatro

O projeto é da Secretaria de Assistência Social da Serra

Projeto Peter: alunos têm tarde de imersão na cultura do teatro

Texto: Mariana Santos - Foto: Edson Reis - PMS

Muitas risadas e brincadeiras marcaram a tarde dos alunos da Emef Manoel Carlos, nesta quarta-feira (19), no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. Isso porque eles se divertiram com uma peça apresentada pelo Projeto Peter.

O Projeto Peter é uma das ações da Secretaria da Assistência Social da Serra (Semas), realizado por meio dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência, deliberado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concase).

Cerca de 40 crianças chegaram no local para conheceram sobre a cultura teatral de forma lúdica e descontraída. O objetivo do projeto é garantir o direito às crianças e adolescentes ao acesso às artes, à cultura e ao teatro. O projeto tem a intenção de também despertar a criticidade estética.

“A gente montou uma peça do zero, chamada 'Farrapo’s Circu’s'. A ideia da peça é brincar com circo esfarrapado, ou seja, com essa dimensão do talento ou da falta de talento. O Farrapo’s é uma apresentação só de palhaços e que brinca com essa questão do circo. É uma peça lúdica, mas que também tem contribuições pedagógicas por conta da contação de história do livro ‘Chapéu’, produzido para contar o mito do Mestre Álvaro”, explicou o coordenador do Peter, Antônio Vitor.

O sorriso no rosto dos pequenos é perceptível e a vontade é de sempre retornar. O projeto conta com mais de 350 escolas e instituições inscritas e já atendeu mais de 4 mil crianças.

Sobre o projeto

O Projeto Escolas no Teatro Eliziário Rangel (Peter) ocorre toda terça e quarta, às 8h e às 14h. Cada sessão conta com 90 vagas e a instituição possui um ônibus para levar e buscar as crianças da rede municipal.

Para realizar o agendamento basta realizar a inscrição no link.

Além das vagas para as escolas, o Peter também disponibiliza 10 vagas abertas à comunidade. Neste caso não é necessária a inscrição prévia, porém a participação está sujeita à lotação do evento.

O "Farrapo’s Circo’s" é uma peça de linguagem híbrida que passeia entre o circo e o teatro composto por um coletivo de atores e atrizes em construção que se reuniram com o mesmo propósito: o de compor um imaginário de histórias circenses que variam entre o cômico e o lírico, entre o grotesco e o sublime. A classificação é livre e o público alvo são crianças.