Mês da Consciência Negra terá atividades culturais e de valorização na Serra
Dia 20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra.
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Edson Reis/Secom
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra preparou uma programação especial para promover a cultura, o protagonismo e a resistência do povo negro.
A principal atividade do dia 20 será realizada no Sítio Histórico de Queimado, das 8h às 12h, com apresentações de capoeira, congo, performances artísticas e um sarau. Para facilitar a participação, três ônibus sairão da Igreja Matriz de Serra Sede rumo ao evento.
Ainda no dia 20, jovens do Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Planalto Serrano participarão da Marcha contra o Extermínio da Juventude Negra, organizada pelo Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), com concentração às 14h em frente à Defensoria Pública de Vitória.
A programação continua no dia 27, das 18h às 21h30, com uma palestra no auditório da Secretaria da Educação sobre os avanços das políticas de igualdade racial na Serra. Já no dia 29, no mesmo horário, haverá o Baile de Favela no CMJ de Jardim Carapina.
O encerramento do Novembro Negro será no dia 30, com a II Feira Afroempreendedora, das 14h às 21h, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. O evento busca destacar o trabalho de empreendedores ligados à temática racial no município.
“A nossa luta cotidiana e as ações do Mês da Consciência Negra não apenas celebram a cultura e a história do povo negro, mas reforçam a importância de enfrentarmos o racismo e a violência. Precisamos valorizar o protagonismo negro e construir, juntos, uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.
A programação é aberta ao público e reforça o compromisso da Serra com a valorização da cultura e da luta do povo negro.