Mês da Consciência Negra terá diversas atividades na Serra
No próximo dia 20 é celebrado o Dia da Consciência Negra
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Freepik
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) realiza programação alusiva ao Novembro Negro, um mês dedicado à luta antirracista e à reflexão sobre a igualdade racial. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro.
A programação na Serra começa no dia 9, com o III Colóquio Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. O encontro será no Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Jardim Carapina/Boa Vista, das 9h às 18h.
Já no dia 20, Dia da Consciência Negra, a programação será no Sítio Histórico de Queimado, das 8h às 12h, e o tema será Resistência em Queimado. Haverá ônibus para os participantes, com saída de Serra Sede, em frente à Igreja Matriz.
A programação do Novembro Negro será encerrada no dia 30 de novembro, das 14h às 21h, com a II Feira Afroempreendedoraa, que será realizada por meio de parceria do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir) com o Conselho Municipal de Promoção de Política da Igualdade Racial (Comppir).
O objetivo do evento é fechar as atividades do Novembro Negro e promover empreendedores que dialogam com a temática racial no município.
Além disso, vai promover uma programação com atrações culturais que estejam atreladas à cultura negra. O local e a programação detalhada das apresentações serão divulgadas em breve.
Os participantes foram selecionados por uma comissão do Comppir, que priorizaram os produtos que dialogam com a cultura afro-brasileira. Nessa feira, dez vagas foram destinadas a expositores da Economia Solidária.