Serviços financeiros lideram reclamações no Procon Serra

Número inclui atendimentos diários na sede do Procon e ações itinerantes como Procon nos Bairros e o mutirão Serra + Cidadã

Serviços financeiros lideram reclamações no Procon Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Acervo - Secom

No primeiro semestre deste ano, o Procon Serra abriu 5.778 reclamações referentes a problemas relacionados à aquisição de produtos ou contratação de serviços. O número inclui os atendimentos diários na sede do Procon e ações itinerantes como Procon nos Bairros e o mutirão Serra + Cidadã.

Desse total, mais de 50%, ou 2.997, são reclamações de serviços financeiros como bancos e empresas de crédito. Em seguida vem as concessionárias de água, energia e gás, com 567 atendimentos, e empresas de telecomunicações, com 545 aberturas de reclamações. 

O número é 29% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram abertas 4.473 reclamações. Assim como em 2024, no ano passado a lista de queixas foi liderada pelos serviços financeiros, com 2.104 atendimentos. 

Para abrir uma reclamação ou receber orientações a respeito de questões relativas a compras de produtos diversos, cursos ou contratação de serviços dos mais variados tipos, como estética, planos de saúde e pacotes turísticos, basta comparecer ao Procon Serra, situado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. 

O atendimento é feito das 8h às 17 horas. Os telefones de contato para dúvidas e denúncias são 3252-7242/7243/7295/7298 e o celular (27) 98128-8533. As denúncias podem ser feitas também pelo e-mail fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br

Segue, abaixo, a lista com a reclamações mais frequentes no Procon Serra, de acordo com o período: 

Primeiro semestre de 2024 (01/01/2024 a 30/06/2024): 5.778 reclamações abertas, relacionadas às seguintes áreas de consumo:

Serviços financeiros: 2.997 atendimentos;

Água, energia e gás: 567 atendimentos;

Telecomunicações: 545 atendimentos;

Demais Produtos: 369 atendimentos;

Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 344 atendimentos;

Demais Serviços: 271 atendimentos;

Saúde: 177 atendimentos;

Produtos de Telefonia e Informática: 122 atendimentos;

Educação: 106 atendimentos;

Transportes: 47 atendimentos;

Turismo/Viagens: 40 atendimentos;

Alimentos: 08 atendimentos;

Habitação: 03 atendimentos.

Primeiro semestre de 2023 (01/01/2023 a 30/06/2023): 4.473 reclamações abertas, relacionadas às seguintes áreas de consumo:

Serviços financeiros: 2.104 atendimentos;

Demais Produtos: 431 atendimentos;

Telecomunicações: 370 atendimentos;

Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 343 atendimentos;

Água, energia e gás: 332 atendimentos;

Demais Serviços: 228 atendimentos;

Produtos de Telefonia e Informática: 220 atendimentos;

Saúde: 128 atendimentos;

Educação: 93 atendimentos;

Turismo/Viagens: 81 atendimentos;

Transportes: 39 atendimentos;

Habitação: 22 atendimentos;

Alimentos: 19 atendimentos.

2023 completo (01/01/2023 a 31/12/2023): 9.637 reclamações abertas, relacionadas às seguintes áreas de consumo:

Serviços financeiros: 5.060 atendimentos;

Telecomunicações: 771 atendimentos;

Demais Produtos: 762 atendimentos;

Água, energia e gás: 714 atendimentos;

Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 583 atendimentos;

Demais Serviços: 462 atendimentos;

Produtos de Telefonia e Informática: 360 atendimentos;

Saúde: 303 atendimentos;

Educação: 189 atendimentos;

Turismo/Viagens: 158 atendimentos.

Transportes: 86 atendimentos;

Alimentos: 31 atendimentos;

Habitação: 29 atendimentos.