Novembro Azul: PSA é realizado nas 40 unidades de saúde da Serra
Sua realização pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Guilherme Destefane
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é o primeiro exame indicado para rastreio do câncer de próstata. Por isso, durante o Novembro Azul - campanha mundial de combate a doença, são destacadas as ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
O PSA pode ser realizado em qualquer uma das 40 unidades de saúde da Serra e é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Sua realização pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, contribuindo para aumentar as chances de sucesso no tratamento e evitando que ele se desenvolva para uma fase mais avançada.
O exame é indicado sob critério médico e para pacientes com sintomas inespecíficos a partir dos 50 anos e a partir dos 45, porém para os que possuem histórico familiar, são obesos ou afrodescendentes, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Os pacientes com exame alterado são encaminhados para atendimento especializado.
Para o tratamento ambulatorial, a Secretaria de Saúde da Serra conta com médico urologista, entre outros especialistas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), localizado em Jardim Limoeiro.
Vale destacar que há outras ações na Serra visam à promoção da saúde do homem e a inserção deste púbico nos serviços da rede municipal como, por exemplo: horário ampliado nas unidades de saúde; turmas masculinas para exercícios físicos; oferta de preservativos e testes rápidos em unidades de saúde e no CTA/SAE; entre outras.