Prefeitura da Serra adota Google Workspace para modernizar comunicações

Os endereços dos correios eletrônicos não serão alterados com a mudança

Prefeitura da Serra adota Google Workspace para modernizar comunicações

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra está fazendo a migração do sistema de e-mail institucional. A ferramenta atual, Zimbra, será substituída pelo Google Workspace, uma plataforma corporativa que promete otimizar a maneira como os servidores interagem e colaboram.  A mudança está sendo feita para aprimorar a eficiência administrativa e a segurança de dados.

O novo sistema facilita a comunicação entre os departamentos e integra de maneira eficiente outras ferramentas como Google Drive, Calendar e Meet.

O novo formato começa a funcionar na segunda-feira (17), quando os servidores deverão acessar os correios institucionais pelo endereço: https://mail.google.com/a/serra.es.gov.br e utilizar a mesmo login e senha habituais.

Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Pedro Trindade, a principal vantagem do Google Workspace é sua capacidade de integração e acessibilidade.

“Os servidores poderão acessar seus e-mails e documentos de qualquer lugar, facilitando o trabalho remoto e a mobilidade. Além disso, o sistema oferece robustas medidas de segurança. Outro ponto forte é a escalabilidade, pois permite que a Prefeitura ajuste seus recursos de TI conforme a necessidade, sem grandes investimentos em infraestrutura física”, informa o secretário.

Vale lembrar que os endereços dos correios eletrônicos não serão alterados com a mudança.

Migração

Para garantir uma transição segura, a Prefeitura está organizando treinamentos utilizando manuais detalhados disponíveis na Wiki própria da prefeitura.

"Nossa equipe está preparada para oferecer todo o suporte necessário durante e após a migração. Queremos que todos se sintam confiantes e confortáveis com as novas ferramentas", afirma o subsecretário de Tecnologia da Informação Danúbio Marinho.

O novo sistema de e-mail é intuitivo, pois muitos servidores já estão familiarizados com a interface do Google, facilitando assim a adaptação ao novo ambiente.

Para concluir a migração das contas de e-mail para o ambiente do Gmail, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia informa que nesta sexta-feira (14), a partir das 17 horas, o serviço de e-mail ficará indisponível e será retomado gradativamente no domingo (16) a partir das 18h.

Por conta disso, os usuários do sistema também não receberão, nesse período, os e-mails automáticos sobre o andamento dos processos e nem poderão fazer redefinição de senha.