Seja uma Família Acolhedora: serviço foi implantado na Serra nesta quinta (5)

Agora as famílias já podem se cadastrar para serem um novo lar acolhedor

Seja uma Família Acolhedora: serviço foi implantado na Serra nesta quinta (5)


Texto: Mariana Santos - Foto: Edson Reis - PMS

Agora já é possível ser uma família acolhedora na Serra! Na presença de autoridades do juizado, vereadores, secretários do município, líderes comunitários e colaboradores da rede socioassistencial da cidade, o serviço foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (5), em Laranjeiras. 

Com o slogan “A família pode fazer a diferença. Acolha essa ideia!”, o programa tem como objetivo selecionar, capacitar e acompanhar famílias da comunidade para acolher crianças e adolescentes em situação de risco. É um lar temporário, onde eles recebem amor, apoio e cuidado até que possam retornar a sua família biológica ou encontrar uma família substituta.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, expressou sua felicidade em implantar o serviço na cidade. 

“Essa é a responsabilidade de uma gestão vocacionada em cuidar de pessoas. Por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), nós estamos implantando esse espaço, essa sede. É um investimento de recurso público de uma forma mais responsável possível”, disse ela, que foi além:

“Isso é para que as nossas crianças de fato sejam acolhidas em um ambiente familiar e que elas possam ter um desenvolvimento adequado. Registro aqui a minha gratidão a todos que fizeram e fazem parte. Muito obrigada!”, concluiu. 

O Família Acolhedora é um programa da Prefeitura da Serra, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Serra (Concase), em parceria com a Rede Alsa. 

Objetivos

Proteger crianças e adolescentes de situações de risco, oferecer um ambiente seguro e estável, promover desenvolvimento saudável e preparar para o retorno à família biológica ou substituta, estão entre os mais diversos benefícios do programa. 

Pedro Deps, presidente da Rede Alsa, comentou sobre a importância do serviço e a necessidade da implantação. “É um serviço que vem para somar com os abrigos que existem no município, que são para garantir o direito da criança e do adolescente. É uma possibilidade de não institucionalizar uma criança dentro de um abrigo, ela vai continuar no seio de uma família. A gente acredita muito no programa, ele vem fortalecendo os abrigos e a rede socioassistencial voltada para esse público”, disse ele. 

Seja uma Família Acolhedora

Após a implementação do programa ocorrida na manhã desta quinta (5), as famílias já podem se inscrever para acolher e dar amor para uma criança ou adolescente. 

As pessoas poderão se inscrever por meio do formulário Google Forms, disponível na página do Instagram (@familiaacolhedoraserra) ou presencialmente na sede do serviço (Rua Érico Veríssimo, 183 - Parque Residencial Laranjeiras, Serra - ES, 29165-480).

De acordo com a Lei Municipal Nº 5.955, os critérios para se tornar uma Família Acolhedora na Serra são: 

- Pessoas com idade superior a 25 anos, independentemente do estado civil, de gênero, com ou sem filhos, que preencham os seguintes requisitos: 
- Residir no Município da Serra há pelo menos dois anos; 
- Apresentar saúde física e mental para exercer o cuidado e proteção à(s) criança(s) e/ou adolescente(s); 
- Não ter registro de antecedentes criminais; 
- Ter disponibilidade e interesse para oferecer proteção aos direitos e deveres da criança e/ou adolescente, demonstrando capacidade afetiva; 
- Dispor de espaço adequado na residência ao recebimento da(s) criança(s) e/ou adolescente(s);
- Não constar no cadastro de habilitados do Sistema Nacional de Adoção – SNA/CNJ - ou em processo de habilitação de crianças e adolescentes.