Ambulantes são orientados sobre boas práticas de manipulação de alimentos e bebida
Sessenta e cinco ambulantes participaram da reunião.
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Dayana Souza
Na última semana, as Secretarias de Saúde (Sesa) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) reuniram vendedores ambulantes para uma ação educativa sobre a importância das boas práticas na manipulaçao dos alimentos e bebidas. A atividade aconteceu no auditório do Instituto de Previdência da Serra (IPS), em Serra Sedem, e contou com 65 participantes.
Os cursos vão acontecer periodicamente para todos os ambulantes que fazem manipulação e venda de alimentos e bebidas do município. A atividade foi ministrada pelos Departamento de Vigilância Sanitária e de Fscalização de Obras e Posturas.
Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Coimbra, o objetivo do encontro foi trazer explicações sobre a importância das boas práticas de manipulação para evitar riscos associados ao consumo de alimentos, como doenças de transmissão hídrica e alimentar.
O servidor Gabriel Nunes de Sales Correa, lotado na Vigilância Sanitária, conversou com os ambulantes sobre a importância de saber a procedência dos produtos usados na preparação dos alimentos e bebidas, bem como sobre a rotina de limpeza, higienização e organização. Um alerta em relação ao acondicionamento em temperatura adequada e a exposição correta também foi feito ao participantes.