Ação integrada identifica irregularidades em casa de repouso na Serra

Prefeitura da Serra interdita casa de repouso irregular após denúncia

Ação integrada identifica irregularidades em casa de repouso na Serra


Texto: Amanda Drumond e Jonathas Gomes - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra interditou, na manhã desta quinta-feira (20), uma casa que abrigava idosos e dependentes químicos de maneira irregular, em Cidade Nova da Serra, após receber uma denúncia pelos canais da Vigilância Sanitária do município. 

Durante a ação integrada das secretarias de Saúde, Assistência Social, Guarda Civil Municipal e Conselho Municipal do Idoso foram identificadas irregularidades como a falta de profissionais qualificados, oferta de alimentos vencidos e a convivência entre idosos e dependentes químicos. 

De acordo com o Gerente Interino da Vigilância Sanitária, Plínio Meira, esses dois tipos de instituições são proibidos por lei de existir no mesmo local. 

"Enquanto o lar de permanência de idosos depende da fiscalização municipal, as comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos são fiscalizadas pelo Estado", complementou o gerente. 

Ao todo, foram encontrados 13 idosos vivendo em condições precárias e sete residentes, que necessitam de tratamento para dependência química. 

Plínio explicou ainda que a casa não oferecia nem o básico para os cuidados com essas pessoas. "Ao longo da ação de fiscalização descobrimos que apenas dois rapazes estavam responsáveis por cuidar de todos residentes, preparar refeições e até ministrar medicações, mesmo sem ter nenhum tipo de capacitação para isso", explicou. 

Entre os internos estava também um homem com mandado de prisão em aberto, que foi levado pela Guarda Municipal. 

Ação integrada 

A integração das forças de segurança e de saúde é essencial para garantir que estabelecimentos que lidam com pessoas vulneráveis cumpram as normas vigentes. É o que defende a secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno. 

“Nossa prioridade é proteger as pessoas e assegurar que os serviços prestados sejam de qualidade e dentro da legalidade. Seguiremos atentos e reforçamos nosso compromisso com a segurança da comunidade", destaca a autoridade. 

A comandante da Guarda Civil Municipal da Serra, Laís Araújo, reitera o papel fundamental do órgão na garantia de segurança em ações integradas.  “Nossa equipe esteve presente, prestando todo o suporte necessário. Reforçamos nosso compromisso em zelar pelo bem-estar da população. Continuaremos trabalhando em conjunto com os demais órgãos para promover a ordem e a segurança na cidade", garante a comandante. 

O gerente interino da Vigilância Sanitária explica que o proprietário já foi notificado e que a Prefeitura irá acompanhar o processo de devida acomodação dos idosos. 

"Agora, eles têm duas opções: reintegrar esses idosos para uma instituição regularizada ou para família. Já a reintegração dos dependentes químicos será acompanhada pelo Estado", finalizou Plínio Meira. 

Como denunciar?

A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM), a Vigilância Sanitária e a Assistência Social estão à disposição da população para denúncias de irregularidades em estabelecimentos. 

Guarda Municipal da Serra

Telefone: (27) 3252-3711

WhatsApp: (27) 98166-0812

E-mail: guarda.municipal@serra.es.gov.br 

VigilânciaSanitária

Whatsapp VISA ON: (27) 98166-1036

Ouvidoria Geral do Município: (27) 3291-2011

COLAB: aplicativo de celular, disponível nas lojas de apps

Conselho Municipal do Idoso (Comids)

E-mail: comids17@gmail.com