Casos de roubo a pessoas em vias públicas caem 30% na Serra

Os dados são do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)

Casos de roubo a pessoas em vias públicas caem 30% na Serra


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Leandro Pereira/PMS

A Serra registrou uma redução de 30% nos casos de roubo a pessoas em vias públicas entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado reflete o uso crescente de tecnologia, o trabalho preventivo e a integração entre as forças de segurança que atuam no município.

O número caiu de 2153 para 1501 casos durante o período mencionado. Entre os destaques para alcançar a queda, estão o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, o patrulhamento preventivo e o diálogo entre os órgãos municipais, estaduais e federais.

A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, ressalta que a redução em índices de criminalidade reflete o planejamento estratégico e os investimentos em tecnologia para combater o crime. 

“A redução dos roubos em vias públicas mostra que o nosso trabalho tem dado resultado. Garantir o direito de ir e vir com segurança é fundamental para a qualidade de vida de quem mora, trabalha, circula e visita a Serra. Seguiremos investindo em planejamento, integração e tecnologia para o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca.

Em 2025, a Serra firmou parceria com o Governo do Estado para instalação de totens de segurança em vias estratégicas e adquiriu novas viaturas para ampliar o patrulhamento da GCM. Esses investimentos contribuíram para a redução dos casos de roubo em estabelecimentos comerciais.

A combinação entre tecnologia e atuação integrada das forças de segurança reafirma o compromisso da Prefeitura da Serra com a proteção dos moradores e com o cuidado permanente com a cidade. Os dados utilizados são do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).