Conselho Municipal de Saúde realiza Etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Evento, que vai até esta quinta-feira (30), discute a realidade e o futuro da Saúde Pública da Serra.

Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Divulgação-Sesa/PMS

Iniciou, na tarde desta quarta-feira (29), o primeiro dia da Etapa Municipal da 10ª Conferência Estadual e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema: “Amanhã vai Ser Outro Dia!”.

Para discutir os desafios e os rumos da Saúde Pública na Serra, em nosso Estado, e em todo o Brasil, o primeiro dia de evento, que acontece na Unesc, em Portal de Jacaraípe, contou com a participação de autoridades e profissionais da área. O primeiro dia também teve transmissão on-line.

Nesta quinta-feira (30), a partir das 13 horas, será o segundo e último dia de conferência. Todas as vagas já foram preenchidas.

“É um evento muito importante para a população serrana porque vamos debater questões para o fortalecimento da política de saúde. Esta é a etapa municipal que antecede as conferências estadual e nacional, onde todas e todos os participantes dos três segmentos: usuários(as), trabalhadores(as) e gestor/prestador, terão a oportunidade de contribuir com a contrução de propostas que irão compor os planos estadual e nacional de saúde, isso é riquíssimo. Serão duas tardes de intenso trabalho. Queremos um SUS democrático, fortalecido e potente”, explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carla de Oliveira Maria, logo após a abertura dos trabalhos.

Também presente no primeiro dia de evento, o secretário interino da Saúde da Serra, Iranilson Casado, comentou a importância de se discutir o fortalecimento da Saúde Pública: “Temos hoje a maior rede municipal de saúde do Estado, e que sempre pode ser fortalecida, através do debate e da apresentação de ideias. A Serra é o município que abriu três UPAs, enquanto outros locais encolheram seu atendimento. Isso faz com que a gente receba muito mais demandas, mas é preciso sempre parabenizar as pessoas que estão à frente desse trabalho”, pontuou.

A etapa municipal da conferência acontece a cada quatro anos, com a participação de toda sociedade civil, representantes dos trabalhadores e gestores do SUS, visando avaliar a situação atual da Saúde Pública, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais e Planos de Saúde Estadual e Nacional.

Seguindo a mesma orientação das conferências estadual e nacional, a etapa da Serra terá um cronograma repleto de atividades e debates que vão seguir quatro eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas para a Política de Saúde/SUS.

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Entre as atividades previstas está a realização de grupos de trabalho, para discussão e produção de propostas que serão enviadas à etapa Estadual. Também haverá a eleição de 48 delegados para essa, que será a 10º Conferência Estadual de Saúde.