Live com médico da Serra alerta para prevenção e tratamento da sífilis nesta terça (29)
Toda as unidades de saúde da Serra ofertam preservativo como prevenção à sífilis e realizam testes rápidos para o diagnóstico precoce
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Edson Reis/Secom
Para encerrar a programação do Outubro Verde, campanha que visa sensibilizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico da sífilis, um médico fará uma live especial na internet visando à esclarecer a população sobre a importância da prevenção e tratamento do doença, que possui cura.
A live acontece na terça-feira (29), às 14h30, no Instagram da Prefeitura da Serra, com o médico Aldo Lugão. O tema será “Sífilis: qual a minha responsabilidade?”.
A ideia é falar sobre a situação epidemiológica da sífilis no Brasil e na Serra, explicar sobre a doença e informar sobre a prevenção e o tratamento desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Prevenção e tratamento
Para o diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como é o caso da sífilis, o morador deve procurar a sua unidade de saúde de referência.
Lá, o munícipe consegue preservativos para prevenção das IST, realiza o teste rápido de sífilis para diagnóstico precoce e, caso necessário, faz todo o tratamento da doença, que possui cura.
Todas as 40 unidades de saúde da Serra entregam preservativos, realizam os testes rápidos sem necessidade de agendamento prévio e ofertam o tratamento, que é realizado por médico e enfermeiro, com base em antibiótico.
Ações na Serra
Durante todo o ano, as equipes das unidades de saúde realizam ações de prevenção à sífilis em parcerias com associações de bairro e igrejas, principalmente, com o intuito de alertar as gestantes da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Também são entregues preservativos e realizados testes rápidos em locais de grande circulação de pessoas e nos grandes mutirões de serviço como o Serra + Cidadã e o Serra + Saúde, realizados ao longo do pela Prefeitura da Serra.
São realizadas ainda ações para capacitação dos servidores públicos como oficinas temáticas e o Fórum Municipal de Sífilis Adquirida que ocorre anualmente.
CTA/SAE
O Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) também realiza a entrega de preservativos e testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C.
O serviço funciona das 7 às 19 horas, e atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizado na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.
Além disso, para os munícipes com diagnóstico de HIV e Hepatites B e C, o CTA realiza orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional, além de acompanhamento médico e laboratorial. O local possui farmácia especializada para estes agravos e faz a profilaxia Pré-Exposição Sexual ao HIV (PrEP).
Além disso, para os munícipes com diagnóstico de HIV e Hepatites B e C, o CTA realiza orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional, além de acompanhamento médico e laboratorial. O local possui farmácia especializada para estes agravos. Lá, também é feita a profilaxia Pré-Exposição Sexual ao HIV (PrEP).