Veja onde descartar resíduos de poda e entulho na Serra

A Prefeitura orienta sobre os Ecopontos disponíveis para descarte correto, garantindo limpeza, prevenção de alagamentos e preservação ambiental

Veja onde descartar resíduos de poda e entulho na Serra


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Freepik

Os resíduos de poda de árvores — como galhos, folhas, gramas e restos de corte — podem se tornar um desafio quando descartados de forma irregular. Infelizmente, ainda é comum vê-los espalhados em vias, praças, ruas, canteiros, canais e córregos, o que pode causar sérios impactos ao meio ambiente.

Para evitar esse tipo de problema, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), disponibiliza pontos de entrega específicos para o descarte voluntário de entulhos e resíduos de poda.

Os Ecopontos estão localizados em Novo Porto Canoa (projeto João de Barro), Praia da Baleia, Jardim Carapina e Vila Nova de Colares (Ecoponto Quintal). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 16h. Não é necessário realizar agendamento para o descarte.

De acordo com a Sese, esses Pontos de Entrega Voluntária recebem resíduos da construção civil e volumosos, garantindo destinação ambientalmente adequada. Todo o processo segue normas operacionais específicas para evitar riscos à saúde pública e à segurança, além de minimizar os impactos ambientais.

O secretário de Serviços, Enivaldo Dias, destaca que o descarte correto dos resíduos de poda e corte de árvores contribui para uma cidade mais limpa e saudável, além de ajudar na prevenção de alagamentos e na preservação ambiental.

A Sese reforça a importância de o morador descartar o entulho de forma correta e orienta que, em casos de descarte irregular, as denúncias podem ser feitas à Fiscalização Ambiental pelo telefone (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab (www.colab.re).

O que pode ser descartado

Nos Ecopontos, o morador pode entregar resíduos da construção residencial de até 1 metro cúbico por dia (ou 15 sacos de ráfia/dia), materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), móveis e eletrodomésticos, pneus, telhas de cerâmica, galhos e resíduos de poda de árvores.

São proibidos: caminhões, caçambas e carretas de empresas particulares; resíduos orgânicos (lixo doméstico); isopor; restos de asfalto; resíduos de oficinas mecânicas; e latas com tinta, thinner, piche, óleo, soda cáustica ou outros produtos químicos.

Confira os Pontos de Entrega Voluntária

  • Novo Porto Canoa (Projeto João de Barro) – Av. Amazonas, s/n°

  • Jardim Carapina (Ecoponto) – Rua Presidente Kennedy, nº 60

  • Vila Nova de Colares (Ecoponto Quintal) – Av. Floriano Peixoto, s/n°

  • Praia da Baleia – Av. Desembargador Antônio Miguel Feu Rosa, s/n° (próximo à Praça do Canarinho)