Escolas da Serra recebem peça teatral 'De onde vem o dinheiro'
Espetáculo ensina sobre sonhos, planejamento e economia para as crianças

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Elton Lyrio
Estudantes de três escolas da rede municipal da Serra participaram nesta semana de apresentações da peça "De onde vem o dinheiro". A iniciativa faz parte do projeto “Teatro vai à escola”, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
As apresentações para os alunos contam com a parceria da Secretaria de Educação da Serra e ocorrem sempre em duas sessões: às 10h e às 14h, nestas terça (2), quarta (3) e quinta-feira (4).
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola, em Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe, a criançada não tirou os olhos do palco. Com palmas, gargalhadas e interagindo com os atores, eles abrilhantaram o espetáculo e aprenderam sobre como economizar para realizar os próprios sonhos.
Nesta quarta-feira (3), foi a vez da Emef Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II e, para encerrar, nesta quinta-feira (4), o espetáculo foi na Emef Carla Patrícia, em Balneário de Carapebus.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, trazer um espetáculo com esse tema para as escolas é muito importante para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“É uma peça que fala sobre sonhos, escolhas e planejamento. Quando o teatro se conecta à vida real, os meninos e meninas aprendem de forma leve e significativa. A temática da educação financeira, trabalhada com tanta sensibilidade, ajuda a desenvolver valores importantes, como responsabilidade e autonomia, que vão acompanhá-los em toda a trajetória escolar e pessoal. Já trabalhamos constantemente esse tema por meio do projeto ‘Financinhas nas Escolas’ e essa peça vem agregar ainda mais”, afirma.
A história
A história da peça gira em torno dos amigos Tina e Tom Tom, separados pela distância e unidos pelo desejo de reencontro. Quando Tina descobre que viajar para ver o amigo custa caro, começa uma jornada de aprendizado ao lado da mãe, que transforma a sala de casa em um “game da vida real”.
A experiência mistura fantasia e realidade para ensinar, de forma divertida, sobre poupança, esforço, planejamento e educação financeira. O que parece sonho vira aprendizado e o aprendizado vira conquista. Ao final, Tina percebe que aprender a lidar com o dinheiro também é uma forma de crescer. O espetáculo tem patrocínio do Grupo Águia Branca e foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).