Banco de Leite da Serra: mãe de gêmeas destaca acolhimento no Hospital Materno

Com estoque regular, unidade alerta para redução nas doações e destaca história de mãe que encontrou na doação uma forma de cuidar das filhas

Banco de Leite da Serra: mãe de gêmeas destaca acolhimento no Hospital Materno


Texto: Dayana Souza - Foto: Edson Reis

O amor de mãe ultrapassa qualquer distância. Foi o que viveu Brieny Moraes Pimenta depois do nascimento das gêmeas Ísis e Ester. As pequenas precisaram ficar internadas por dois meses no Hospital Municipal Materno Infantil da Serra (HMMIS), e, mesmo sem poder estar ao lado delas o tempo todo, Brieny encontrou uma forma de se fazer presente: por meio do leite materno doado ao Banco de Leite Humano da unidade.

A história dela representa o que acontece diariamente com muitas famílias atendidas pelo Banco de Leite Humano do HMMIS. Mesmo com o estoque regular, a unidade hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde da Serra fazem um alerta para a queda nas doações no fim do ano, período em que muitas mães viajam e o número de coletas diminui.

A secretaria municipal de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, reforça o apelo para que as mães que estão amamentando considerem doar. “Sabemos que, no fim do ano, muitas pessoas viajam, mas o leite materno é o alimento mais importante para os nossos bebês. Mesmo com o estoque regular, cada doação faz diferença e pode salvar vidas. Contamos com as mães da Serra para continuarem doando e ajudando a cuidar das nossas crianças”, destaca a secretária.

Apesar das gêmeas não terem nascido no Hospital Materno, e não serem moradoras da cidade, Brieny Pimenta, que já sabia que precisaria de suporte com as filhas escolheu a unidade da Serra por ser referência de terapia intensiva neonatal. 

Ela relata com carinho a experiência que teve no Hospital Materno da Serra. “Lá me orientaram a procurar o banco de leite para doação exclusiva. A experiência foi ótima, fui muito bem acolhida pela doutora Angélica e pela enfermeira Anna. Elas me ensinaram que nutrir vai muito além do contato físico, é presença, mesmo à distância; é cuidado em forma de alimento. É cansativo sim, exige tempo e paciência, mas saber que o meu leite foi oferecido as minhas filhas fazia todo esforço valer a pena”, contou. 

Brieny também se tornou uma incentivadora da doação. “Todo dia tem bebês precisando, mesmo que não sejam os seus próprios, doem, isso muda a vida de todos os envolvidos”, destaca a psicóloga.

Atualmente, o Banco de Leite Humano realiza coleta domiciliar gratuita na cidade da Serra facilitando o processo para as doadoras.

As mães interessadas devem entrar em contato pelo telefone (27) 3500-1500 e enviar exames recentes (Hemograma, HIV, HBsAg, HCV, HTLV e VDRL). Caso falte algum, a equipe agenda uma visita domiciliar para coleta. Após a aprovação médica, a doadora recebe frascos estéreis, touca, máscara e orientações sobre a coleta e o armazenamento do leite.

O leite materno oferece nutrientes fundamentais, fortalece o sistema imunológico, previne alergias e infecções e contribui para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMMIS, Luciana Soares, “cada frasco doado é tratado com o máximo cuidado. Doar leite é um gesto de amor que transforma vidas. É um pequeno ato para a doadora, mas de grande impacto para quem mais precisa”.

Podem doar leite humano as mães que:
- São saudáveis;
- Não utilizam medicamentos que sejam restritos ou contraindicações durante a amamentação.
- Estão em aleitamento materno exclusivo;
- Não realizaram transfusão sanguínea nos últimos cinco anos;
- Não utilizam medicamentos que impeçam a amamentação.

Serviço:
Banco de Leite Humano – Hospital Municipal Materno Infantil da Serra (HMMIS)
Telefone: (27) 3500-1500
E-mail:bancodeleite.hmmis@institutoacqua.org.br