Novo portal da Defesa Civil da Serra já registrou mais de 830 chamados em 2025

Cidadãos podem fazer solicitações ou acionamentos por meio de um formulário, diretamente do celular, computador ou tablet. Entenda as vantagens

Novo portal da Defesa Civil da Serra já registrou mais de 830 chamados em 2025


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Dayana Souza

O novo portal da Defesa Civil da Serra já contabiliza mais de 830 chamados em 2025. A ferramenta, em funcionamento desde janeiro, permite que os moradores acionem o órgão de forma rápida e prática, diretamente pelo celular, computador ou tablet, com uso de geolocalização para agilizar os atendimentos em casos de emergência.

O sistema foi criado para facilitar tanto a vida do cidadão quanto o trabalho da Defesa Civil da Serra, já que, por meio de um formulário digital, qualquer morador poderá relatar problemas como quedas de árvores, alagamentos ou riscos estruturais diretamente à equipe técnica. E tudo isso com poucos cliques.

A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca que o investimento em tecnologia é essencial para garantir respostas mais rápidas à população em situações de emergência.

“A tecnologia é uma grande aliada da gestão pública moderna. Quando investimos em ferramentas como o portal da Defesa Civil, estamos não apenas agilizando o atendimento em momentos críticos, mas também aproximando o cidadão do poder público. É dessa forma que construímos uma cidade mais segura, eficiente e preparada para cuidar das pessoas”, ressalta.

O coordenador da Defesa Civil da Serra, coronel Fábio Maurício, destaca que o novo sistema traz mais agilidade e integração nas etapas de atendimento. “O portal é uma ferramenta completa. Ele tem interface com o cidadão, que faz o chamado, com a equipe interna da Defesa Civil da Serra, que monitora e distribui os atendimentos, e com o técnico, que vai até o local resolver o problema”, explica.

Além de organizar as ocorrências em tempo real, o sistema também analisa os dados recebidos. Ele consegue, por exemplo, apontar quais bairros mais acionam a Defesa Civil da Serra, que tipo de ocorrência é mais comum e se o problema está acontecendo em áreas de risco já mapeadas pelo município.

Outro ponto positivo é que o portal funciona 24 horas por dia e consegue receber um grande volume de chamados simultâneos, sem congestionamentos. 

A equipe da Prefeitura terá um acesso mais completo: será possível acompanhar tudo em tempo real, mesmo à distância, o que ajuda na tomada de decisões rápidas durante desastres naturais, por exemplo.

Tecnologia para aproximar
O novo portal da Defesa Civil da Serra é mais do que uma ferramenta digital: é uma solução inteligente que coloca a tecnologia a serviço das pessoas. A plataforma, desenvolvida pelo Departamento de Geoprocessamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), cria um painel dinâmico com dados atualizados em tempo real durante situações de emergência - como o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas, por exemplo.

Além de facilitar o atendimento ao cidadão, o sistema fortalece a capacidade de resposta do município, permitindo que as equipes técnicas atuem de forma integrada e estratégica.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o portal representa um avanço importante na forma como a gestão pública utiliza a inovação para cuidar da população.

“O portal da Defesa Civil é um exemplo concreto de como a inovação pode transformar a gestão pública e aproximar o cidadão do poder público. Desenvolvemos uma solução inteligente, feita dentro da própria Prefeitura, que usa tecnologia de ponta para dar mais agilidade, precisão e transparência aos atendimentos. Esse tipo de projeto mostra que inovação não é apenas sobre ferramentas digitais - é sobre repensar processos, integrar equipes e usar a tecnologia para cuidar melhor das pessoas. A Serra está avançando no caminho de se tornar uma cidade cada vez mais conectada, eficiente e humana”, destaca Pedro Trindade.

Entenda o funcionamento do portal:

  • O usuário abre o portal (https://chamadosdefesacivil.serra.es.gov.br) e preenche um formulário para informar uma situação que precisa da atenção da Defesa Civil da Serra, como uma emergência ou algum problema na cidade.
  • O formulário já traz a localização automática do usuário, porque ele pode marcar exatamente onde está no mapa (como funcionam os apps de geolocalização).
  • Os dados do formulário, com a localização georreferenciada, são enviados para o sistema da Defesa Civil da Serra, que registra a ocorrência no banco de dados.
  • A Defesa Civil da Serra recebe a ocorrência e um técnico é designado para ir até o local fazer a vistoria e tomar as providências necessárias.
  • Todo o processo é atualizado em tempo real no sistema, permitindo que os gestores acompanhem as informações e acessem os relatórios e análises imediatamente.