Obras do contorno de São Domingos avançam com início da construção de viadutos
A construção dos viadutos tem previsão de 12 meses para conclusão

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Divulgação/PMS
Uma nova fase da construção do contorno de São Domingos está começando! No trecho da BR-101, foi dado início à fundação de dois viadutos, um para cada sentido. A obra conectará Serra Sede, Residencial Centro da Serra e a BR-101, contornando o bairro São Domingos.
A construção dos viadutos tem previsão de 12 meses para conclusão. O objetivo da obra é melhorar o acesso aos bairros e a fluidez do tráfego; reduzir congestionamentos e conflitos nas interseções, especialmente na BR-101; promover o desenvolvimento social e econômico da região; garantir maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas; e fortalecer a conectividade entre Serra Sede, a região litorânea de Jacaraípe e bairros adjacentes.
Com uma extensão total de, aproximadamente, 6.894,50 metros, a obra inclui a duplicação de um trecho de 1,6 km da avenida Audifax Barcelos, entre a rua Acácia Francesa e cerca de 260 metros após a rua Cerejeira. Haverá a implantação de dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais e de uma nova sinalização horizontal e vertical, além da construção de áreas para passeios públicos com acessibilidade.
Haverá ainda a construção de aproximadamente 6,9 km de ciclovia. Com um investimento de R$ 85.372.134,17, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura da Serra prevê a conclusão das obras em 720 dias, ou seja, até o fim de janeiro de 2027.
A secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, destaca que o contorno de São Domingos integra um grande projeto de fomento à expansão da qualidade e estrutura da mobilidade urbana da Serra. Roriz reitera o compromisso de proporcionar mais bem-estar à população por meio do estímulo ao desenvolvimento social e econômico.
“É uma obra que representa um avanço significativo para a nossa cidade. Este projeto faz parte de um planejamento estratégico para melhorar a mobilidade urbana. Com essa obra, esperamos não só otimizar o tráfego e facilitar o deslocamento diário, mas também fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, criando novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos moradores”, diz.