2025: Serra recolhe mais de 130 animais de grande porte com serviço gratuito

O serviço é gratuito e funciona 24 horas. É preciso que a população acione o serviço para que o recolhimento seja realizado.

2025: Serra recolhe mais de 130 animais de grande porte com serviço gratuito


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Arquivo Sese

Só em 2025, a Serra recolheu mais de 130 animais vivos e de grande porte soltos em vias públicas. São cavalos, bois e até porcos soltos ou abandonados pelas ruas. De acordo com um levantamento da Secretaria de Serviços (Sese), os locais que lideram os casos de animais soltos e abandonados são: Nova Almeida, seguido José de Anchieta, Feu Rosa, Avenida Talma Rodrigues e Civit I.

Na Serra, o serviço de recolhimento e guarda de equinos e bovinos nessas condições são responsabilidade da Sese. O recolhimento é gratuito e funciona 24 horas, mas é preciso que a população acione o serviço para que seja realizado. Só em 2024, foram recolhidos mais de 250 animais.

O secretário de Serviços da Serra, Enivaldo Dias, reforça a importância desta ação. "Além de garantir a segurança da população, esse serviço tem o objetivo de proteger os animais e prevenir acidentes, tendo em vista o perigo dos acidentes automobilísticos e outros inúmeros transtornos que os animais soltos na rua podem causar", destaca.

Como pedir o recolhimento

Para solicitar o morador deve ligar para os telefones: (27) 3011-6909 (atende 24 horas) e (27)99687-9023 (WhatsApp). O atendimento acontece todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 17h. O morador deve informar seus dados pessoais e o endereço completo onde o animal se encontra.

Informações para o proprietário

Já o atendimento aos proprietários dos animais é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As ligações também podem ser feitas para o telefone (27) 3011-6909. No ato do resgate, após o proprietário identificar o animal, o mesmo terá que pagar uma taxa de liberação no valor de R$ 127,15, conforme estabelecido na Lei Municipal nº 3833/2011. Os proprietários que tiverem mais de um animal capturado deverão pagar as taxas referentes a cada um deles, além de custos e honorários do veterinário caso de doença do animal.

Os animais recolhidos são levados para o rancho da empresa contratada pela Prefeitura da Serra. No local os animais são alimentados e se estiverem doentes recebem cuidados de veterinário e medicação.

Caso o animal apreendido não for resgatado por seu respectivo proprietário no prazo de 15 dias corridos é considerado abandonado.

Animais na BR-101
Para os animais que estiverem trafegando na BR-101 é necessário acionar a equipe operacional da ECO101 pelo telefone de emergências: 0800 77 01 101.