Serra lança Planejamento Estratégico da Educação 2025-2028
Documento foi elaborado com apoio do Todos Pela Educação e será apresentado na sexta-feira (24)
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Gemini
A Prefeitura da Serra lança, nesta sexta-feira (24), o Planejamento Estratégico da Educação 2025-2028, documento que estabelece os principais objetivos e metas do município para a área educacional nos próximos quatro anos. O lançamento contará com a presença da presidente executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscia Cruz, em evento para servidores da Secretaria de Educação e convidados. O documento também será apresentado ao prefeito Weverson Meireles.
Alinhado ao Planejamento Estratégico Serra 44+, o documento foi construído de forma coletiva pelos profissionais de Educação do município em discussões que envolveram gestores, assessores, técnicos da secretaria e os diretores escolares da rede. O Todos pela Educação contribuiu com apoio técnico na análise dos dados e no diagnóstico da educação da Serra.
O documento apresenta um diagnóstico detalhado da situação atual da educação no município. Com base nessa análise, também estabelece diretrizes e iniciativas estratégicas para garantir o desenvolvimento de um ensino público de qualidade para crianças e adolescentes da rede municipal.
Inclui ainda um plano de ação estruturado com metas claras e indicadores de acompanhamento, permitindo que a gestão municipal monitore o progresso das políticas educacionais implementadas. As estratégias contemplam diferentes aspectos da educação, desde a infraestrutura escolar até a formação continuada de professores e foram elaboradas pelos profissionais do município.
O apoio oferecido pelo Todos Pela Educação faz parte da iniciativa "Educação Já Municípios", programa criado pelo movimento para contribuir com o debate educacional no país e para auxiliar as gestões municipais na construção de políticas públicas efetivas. A parceria reforça o compromisso da Serra em investir na qualidade da educação oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da rede.