Serra lidera na geração de empregos em 2023

Município é líder na geração de empregos no estado no acumulado desde janeiro

Serra lidera na geração de empregos em 2023


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Nos quatro primeiros meses do ano, a Serra foi o município que mais gerou empregos no Espírito Santo. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última quarta-feira (31), a Serra registrou o saldo de 2.222 vagas de empregos, considerando a diferença entre admissões e demissões. 

A liderança se verifica também no acumulado dos últimos 12 meses. Entre maio de 2022 e abril de 2023, a diferença entre admissões e demissões resultou no saldo de 7.219 vagas criadas. 

Os dados do Caged são divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência, sendo a principal fonte para análise da geração de empregos no país. As informações disponíveis são sempre referentes ao mês anterior ao da divulgação. 

No caso acima, os números são referentes à tabela “Evolução Mensal de Estoque, Admissões, Desligamentos e Saldo por Município - Série com ajustes” e podem ser acessados no link: https://tinyurl.com/4yfpd7su

Avanço também no empreendedorismo

A Serra tem obtido resultados positivos também no fomento ao empreendedorismo. Entre 2022 e 2023, a cidade subiu 27 posições no ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), saindo da 58ª para a 31ª posição, superando Vitória e se tornando o segundo município mais empreendedor do estado.

Elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o ICE é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora.