Serra participa de Treinamento do programa Lixo Fora D´água em Santos

Ao todo, apenas 11 municípios litorâneos brasileiros fazem parte dos estudos, e a Serra é um deles.

Serra participa de Treinamento do programa Lixo Fora D´água em Santos

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Pixabay

A Procuradoria Municipal da Serra participa, entre 16 e 20 de maio, do Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos para Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que acontece em Santos (SP).

Será a primeira turma a participar do treinamento que faz parte do Programa Lixo Fora D'água e é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Ao todo, apenas 11 municípios litorâneos brasileiros fazem parte dos estudos. Procruador da Serra, Gilberto Santana é quem vai representar a cidade.

“Minhas expectativas para o treinamento vão desde o conhecimento mais aprofundado sobre o tema, bem como o conhecimento dos métodos de combate a este tipo de poluição e ainda o conhecimento das melhores formas de replicar tais métodos na Serra. Esperamos utilizar esses conhecimentos na elaboração e aplicação da legislação referente ao tema. Assim, a partir desta experiência, poderemos aplicar no município um diagnóstico acerca do lixo nas águas com aplicação de planos de combate a poluição”, afirmou.

Levantamento realizado nas 11 cidades litorâneas participantes do programos mostrou que 48% dos resíduos jogados no Oceano são feitos de plástico. As cidades que participam dos estudos são: Serra (ES), Santos (SP), Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), São Luís (MA), Manaus (AM),  além dos municípios da Baía da Ilha Grande.

O objetivo do Programa é realizar um diagnóstico do impacto ambiental do lixo despejado no mar e identificar as principais fontes de origem desse material, aprimorando a gestão de resíduos sólidos em terra para prevenir a poluição marinha.