Exposição fotografica "Cotidiano em Foco - Novo Porto Canoa" em cartaz na Estação Cidadania-Cultura

A entrada é gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. A mostra ficará em cartaz até o dia 15 de abril.

Exposição fotografica "Cotidiano em Foco - Novo Porto Canoa" em cartaz na Estação Cidadania-Cultura


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Leandro Pereira/Secom

A Serra respira arte. Quem nasce em meio a tanta cultura, belas paisagens e intervenções artísticas, cresce desenvolvendo um olhar aguçado e talento para o movimento artístico. 

A prova disso? A gente te conta. Tá rolando na cidade a exposição fotográfica "Cotidiano em Foco - Novo Porto Canoa", aberta para visitação, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, na Estação Cidadania-Cultura, em Novo Porto Canoa. A entrada é franca e a mostra ficará em cartaz até o dia 15 de abril.

São cerca de 50 fotografias, entre os tamanhos A4 e A5, que retratam de paisagens a personagens.

O trabalho é resultado da oficina, realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que rolou na Estação Cidadania-Cultura, em Novo Porto Canoa, no mês de março. 

A iniciativa desenvolve ações com foco na valorização de territórios periféricos através da fotografia. Os membros são jovens de periferia que produzem atividades de Arte e Cultura na Serra.

O público-alvo foram jovens entre 14 e 24 anos. No primeiro momento, em 28 de fevereiro, os 20 aprendizes de fotógrafos participaram de uma roda de conversa sobre elementos fotográficos, a prática e a fotografia como linguagem artística, como a fotografia está presente no dia a dia.

Sem seguida, aconteceu uma produção de imagens baseada na troca de experiências do bate-papo sobre fotografia, imagem e cotidiano. 

No segundo encontro aconteceu no dia 2 de março, dividido em duas partes: teórica e prática. A teoria trouxe o aspecto técnico sobre criação de narrativas, os diferentes tipos de planos e suas funções, composição, direção.

Já, na parte prática, os participantes aplicaram os conteúdos absorvidos na teoria. Eles utilizaram os próprios celulares para explorar o entorno do bairro, produzindo belíssimas fotografias. 

O fotógrafo e instrutor da oficina, Leandro Pereira, falou sobre o processo de produção de arte, aguçando o olhar artístico do dia a dia de cada um, usando uma ferramenta simples e corriqueira. 

“A ideia era trazer uma atividade que implicasse a produção de imagens abstratas, a fim de questionar as relações subjetivas tanto na leitura da imagem quanto na produção da mesma, com um material acessível a todos”, explicou.