Serra promove sábado de atendimentos a mães atípicas em Valparaíso
Iniciativa ofereceu atendimentos gratuitos, vacinação, exame preventivo, ginecológico, odontológico e outros, na Unidade Regional de Saúde

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Filipe Oliveira
Um dia de cuidado para quem dedica a vida ao cuidar. Assim foi a Ação de Atendimento a Mulheres de Maternidade atípica neste sábado (5), na Unidade Regional de Saúde de Valparaíso.
A ação ofereceu diversos atendimentos gratuitos, incluindo vacinação, exame preventivo, atendimento ginecológico, odontológico, agendamento de mamografia, atividades em grupo e muito mais. Para que as mães pudessem participar, as crianças contaram com atividades recreativas monitoradas.
O secretário de Saúde da Serra, Diogo Cosme, destaca que a iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas implementadas pela atual gestão, que tem um olhar sensível para a causa da maternidade atípica. "São mães que enfrentam desafios diários com muita força, amor e dedicação. E por isso merecem não apenas reconhecimento, mas também cuidado, respeito e atenção integral. Nesta ação estamos oferecendo uma série de atendimentos essenciais: um dia de cuidado completo — pensado para essas bravas mulheres que geralmente colocam todo mundo à frente delas mesmas”, ressalta Diogo.
Ele destacou ainda que a Serra tem o compromisso de promover saúde com sensibilidade, responsabilidade e respeito. "Ações como esta demonstram na prática que aqui, na Serra, quem cuida também é cuidado", destacou.
A técnica de enfermagem Flávia Scárdua, de 50 anos, é mãe de Samuel, de 9, que tem Transtorno do Espectro Autista. Ela conta que com a rotina de dedicação ao filho, nem sempre consegue ter tempo para se dedicar à própria saúde. "É uma iniciativa válida porque nós, mães atípicas, precisamos nos cuidar. E, quando tem uma ação assim, encontramos pessoas que querem cuidar da gente. Então lembramos a importância de também se cuidar", reflete.