Setembro Verde: CMEI Espaço Feliz promove bate-papo com professora e escritora sobre inclusão

Atuantes na rede municipal, Susan Barbosa e Rafaela Camargo dividem suas experiências na Educação Infantil

Setembro Verde: CMEI Espaço Feliz promove bate-papo com professora e escritora sobre inclusão


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

Para marcar o Setembro Verde, mês de reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência, o CMEI Espaço Feliz, em Cidade Continental setor Europa, promove uma manhã de bate-papo com a professora Susan Barbosa e a professora e escritora Rafaela Camargo. A programação, que começa às 8h com um café da manhã, ocupa a manhã de quarta-feira (11), indo até às 9h.

Susan Barbosa, que é professora da rede municipal da Serra, também é diretora do CMEI Infância Feliz e especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Já a escritora Rafaela Camargo, também professora da rede, vai dividir suas experiências em Educação Infantil falando sobre suas obras, especialmente a mais nova, o livro  infantil “As Cores de Kito”, abordando o cotidiano de um garoto negro autista.

O evento, sob supervisão da diretora Jacqueline Vidigal, foi organizado pelas pedagogas Mariana de Souza Santos e Glaucia Fernandes Marques e pelas professoras de Educação Especial Penha Gomes de Castro Silva, Tania Fagundes Rocha,  Samantha Barcelos de Aguiar e Clara Nery dos Santos.

Setembro Verde

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Serra já estão trabalhando o tema da inclusão na educação por meio de ações pontuadas pelo Setembro Verde. O mês dedicado à reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência inclui uma vasta programação na rede de ensino do município.

Todas as atividades são orientadas pela Gerência de Educação Especial (GEE) da Secretaria de Educação da Serra (Sedu), que, desde 2015, propõe uma ação prática na escola em setembro por meio do projeto “Dia Diferente para Quem é Especial”. O objetivo é levar inclusão a partir de ações de lazer e recreação.

A estratégia acontece nas unidades por meio de ações dos professores da Educação Especial a partir de um trabalho conjunto com os outros profissionais envolvendo alunos, suas famílias e comunidade.