Uso do Sistema SPA, da Coreplan, está a todo vapor, na Procuradoria Geral da Serra/ES

A parceria iniciou após conclusão de procedimento licitatório e assinatura de contrato entre a Municipalidade e a empresa, estando ela inserida em um plexo de ações do Projeto Serra Digital

Texto: Assessoria Coreplan - Foto: Divulgação

Após concluir a fase de implementação do SPA (Sistema de Processos Automatizados), desenvolvido pela Coreplan, empresa de Gestão e Tecnologia, a Procuradoria Geral do Município da Serra,  já utiliza o sistema em 100% dos processos administrativos e busca ampliar seu uso em processos judiciais para, ainda em 2022, também atingir o percentual de 100% nessa tipologia.

Com a chegada da Coreplan, através do SPA, o principal foco da Procuradoria Municipal da Serra era, aliás, ainda é, sair do uso do papel e dos procedimentos manuais e partir para utilização de fluxos eletrônicos e a automatização de todos os processos administrativos e judiciais. Um dos grandes objetivos da parceria é a integração entre sistemas, junto aos órgãos: Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal de Justiça do Estado (TJSE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), dentre outros.

Harlen Souza é o Procurador Geral da Serra e, para ele, o SPA é uma grande plataforma, além de elogiar a prontidão e rapidez da equipe de suporte da empresa de gestão. “O sistema tem tudo o que nós, da procuradoria e do próprio município, precisamos. Ele tem a capacidade de fazer um levantamento, em números, em determinado período de tempo, que nos faz trabalhar com métricas e projeções futuras, o que favorece, não só o nosso planejamento e aperfeiçoamento, como o de do Poder Executivo como um todo. Nesse começo, a equipe da Coreplan está nos dando toda atenção que precisamos e isso é muito importante e relevante para nós.”, afirmou.

“Harlen é bastante visionário. Ele planeja muito e tenta adequar, o máximo possível, o SPA para que otimize tanto as ações, as atividades realizadas pelos servidores, como, também, foi possível dar uma celeridade na tramitação dos processos dentro da procuradoria”, afirmou Lucas Miranda, Analista de Negócios, que está à frente na Procuradoria da Serra/ES, em nome da Coreplan.

O principal objetivo da Coreplan, com o SPA, é de que o sistema se adeque ao cliente e não ao contrário. Com isso, mesmo com a implementação em pleno funcionamento, ajustes ainda estão sendo feitos, para que chegue ao ponto ideal que a Procuradoria Geral da Serra procura.

Projeto Serra Digital

Em fevereiro de 2021, foi iniciado o projeto de transformação digital dos processos da Prefeitura da Serra. Além disso, ficou definido através do Decreto nº 736, publicado em 9 de fevereiro de 2021, que em março de 2023 não pode mais haver autuação de novos processos físicos na Serra.

O principal objetivo é facilitar o acesso aos serviços públicos por parte dos usuários. Desde que foi aderido, o Serra Digital já conta com 148 tipos de processos, mais de 30 mil procedimentos abertos digitalmente e também a redução do tempo para adquirir as licenças ambientais e de obras, que antes era de 180 dias e agora é de apenas 16 dias.