Curso de qualificação dá nova vida a ex-morador de rua na Serra

A formatura acontece nesta quarta-feira, dia 2, às 19 horas, no auditório da Associação de Moradores de Laranjeiras

Curso de qualificação dá nova vida a ex-morador de rua na Serra


Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube

Os caminhos que podem levar uma pessoa à situação de rua são os mais variados, mas para sair dessa condição uma coisa é fundamental: força de vontade. Quando esse esforço encontra oportunidades, as chances de transformação são ainda maiores. Foi o que aconteceu com um morador de rua, que se matriculou em curso gratuito de qualificação na Serra para aprender nova profissão.

Foi depois do fim de um relacionamento que José Roberto Barreto, aos 34 anos, viu sua vida tomar rumos imprevisíveis. Em janeiro deste ano, ele, que é natural de São Gabriel da Palha e morava com a esposa em Ibiraçu, chegou à Grande Vitória sem família e sem lugar para ficar. A única coisa que tinha era a experiência de 17 anos como barman e garçom e a esperança de conseguir um emprego.

Só que assim como para milhares de brasileiros que estão nas estatísticas do desemprego, a oportunidade não apareceu para José Roberto. Sem família, sem dinheiro e sem teto, as ruas da Grande Vitória viraram abrigo. Por muitas vezes, para se alimentar, pediu comida em casas e restaurantes, mas em muitas outras, não teve sequer o que comer. “Não gostava de ficar pedindo comida. Então observei e vi como poderia fazer para ganhar meu próprio dinheirinho. Fiz alguns bicos enquanto morei na rua”, conta ele.

Nessas condições, ele também acabou se envolvendo com drogas. “Foi um acaso do destino eu ter ido parar na rua, não queria procurar ajuda de nenhum parente. Sabia que parar mudar de vida, eu precisava me amar primeiro”, disse.

Com muita força de vontade e orientado pelas informações de colegas e até mesmo de desconhecidos, José Roberto procurou o Centro Pop de Jardim Limoeiro, onde foi acolhido e passou a receber acompanhamento psicossocial. Foi encaminhado para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e para o abrigo noturno de São Diogo II, onde passa as noites.

No Centro Pop ficou sabendo dos cursos de qualificação gratuitos que são oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e se matriculou nas aulas de Manutenção de Computadores. Todo orgulhoso e feliz, José Roberto recebe o certificado de conclusão em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira, dia 2, às 19 horas, no auditório da Associação de Moradores de Laranjeiras.

“Esse curso me proporcionou muito aprendizado, abriu a minha mente. Estou focado na minha qualificação”, contou.

Nessa nova fase de vida, José Roberto se orgulha de outras conquistas: descobriu o prazer da leitura e recentemente terminou de ler o primeiro livro da sua vida – The Secret; se matriculou para concluir o ensino médio e fez o cadastro no Sine da Serra para ser encaminhado às vagas de emprego.