Casa da Mulher Empreendedora de Feu Rosa funciona das 8h às 18h

A Casa da Mulher Empreendedora tem, entre outros espaços, a Sala de Costura. No lugar será trabalhada a costura criativa e customizada.

Casa da Mulher Empreendedora de Feu Rosa funciona das 8h às 18h

Texto: Anete Lacerda - Foto: Edson Reis

A Casa da Mulher Empreendedora – Casa da Rosa, do bairro Feu Rosa, já está funcionando para atender o maior número de empreendedoras. O espaço funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta, mas esse horário poderá ser estendido até as 21h, de acordo com a demanda.

Aos sábados também haverá expediente, mas o horário será definido após enquete com as frequentadoras do local, que decidirão o período que melhor atenda às suas necessidades, informa a secretária de Política para Mulheres, Lilian Melo.

“A Casa da Mulher Empreendedora - Casa da Rosa  tem como objetivo apoiar e promover o empreendedorismo feminino no município .  Visa apoiar as mulheres empreendedoras e não empreendedoras , oferecendo recursos, capacitação, networking e inspiração”, ressalta Lílian Mota, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

A secretária diz que a Casa da Mulher Empreendedora é mais um espaço em que a Prefeitura da Serra oferecerá suporte técnico para quem está iniciando e para aquelas que já se reconhecem como empreendedoras.

“É principalmente para aquelas que saem de um ciclo de violência doméstica, da vulnerabilidade ou da dependência financeira. Vamos dar um direcionamento. É uma forma dela se encontrar, ressignificar os seus valores, investir naquilo que ela sempre sonhou. Nunca é tarde. E é um espaço onde a mulher serrana certamente vai se encontrar”, enfatiza Lilian.

Abertura

Uma das artesãs que participou da exposição de abertura, que será realizada semanalmente às sextas-feiras para expor toda a produção da semana, é Fernanda Ferreira, que faz crochê na área de vestuário. Ela aprendeu o ofício aos 15 anos, se aperfeiçoou e hoje vive do ofício.

Ela fala da importância dos serviços disponibilizados na Casa da Rosa, onde será uma das instrutoras. E faz um convite a todas as outras artesãs, ou até para quem não sabe fazer trabalhos manuais, mas sonha em viver do próprio negócio.

“Convido a todas que participem das atividades aqui. Hoje eu já consigo empreender e tenho peças vendidas até para os Estados Unidos. Quem sabe não chego a outros polos de moda internacionais”, sonha a artesã, que começou a empreender aos oito anos com a mãe, que trabalha com temperos caseiros.

Fernanda destaca que a Casa da Rosa é uma potência e que as mulheres receberão suporte muito importante para aprendizado ou aperfeiçoamento dos seus talentos. ”A Casa da Rosa é uma grande oportunidade oferecida pela Prefeitura às mulheres da Serra”, enfatiza.

Ela diz que a Casa da Rosa significa muito para ela. “Posso dizer também que para todas as empreendedoras. Vamos poder colocar nossos trabalhos, aprender, empreender e compartilhar os nossos aprendizados. Naquilo que queremos aprender ou que sabemos fazer de melhor”, pontua.

Kézia Alice dos Prazeres, articuladora dos Núcleos Produtivos da Secretaria de Política para Mulheres, fala de um dos espaços disponibilizado na Casa da Rosa, a Sala Multimídia.

“Esse espaço foi pensado não só para melhorar o negócio das mulheres, mas também para dar às mulheres que trabalham com tecnologia e mídias sociais um espaço completamente preparado para elas”, frisa.

Kézia destaca que no lugar serão atendidas as empreendedoras, que poderão gravar os seus conteúdos e vídeoaulas. Também irá atender profissionais que trabalham com mídias sociais para gravar os seus trabalhos.

“Estamos felizes por ajudar as mulheres. Na Serra, de ponta a ponta,  apoiamos a mulher na qualificação e damos todo o suporte às da periferia que querem dar os primeiros passos em direção à tecnologia”, pontua.

Saiba Mais

- A Casa da Mulher Empreendedora tem também  a Sala de Costura. No lugar será trabalhada a costura criativa e customizada. O local poderá ser usado por profissionais de costura da Serra, a partir de agendamento;

- A cozinha está preparada para os cursos de culinária que serão ofertados no local. Eles serão ministrados em parceria com o Senac;

- Há também a Sala de Informática, onde as empreendedoras poderão aprender ou aperfeiçoar os seus negócios, através do uso qualificado da internet;

- Há também fraldário para que as mães com filhos pequenos, e que tenham que levá-los por falta de quem tome conta deles, tenham lugar adequado para as trocas de fralda.