Prefeitura capacita servidores em mapeamento de processos para modernização da gestão pública
O treinamento é uma iniciativa para fomentar a inovação
Texto: Djeisan Maria
- Foto: Divulgação
Durante esta semana, servidores da Prefeitura da Serra participaram de um curso técnico sobre Business Process Management (BPM), ou Gestão de Processos de Negócio. Essa metodologia está ganhando espaço na administração pública como uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência e modernizar serviços.
O treinamento é uma iniciativa da Prefeitura para fomentar a inovação e otimizar o atendimento à população. O BPM possibilita mapear, documentar e padronizar fluxos de trabalho, facilitando a automação de tarefas repetitivas e a análise contínua de processos.
Com isso, os servidores poderão identificar os problemas, reduzir desperdícios e implementar melhorias constantes nos serviços prestados à população.
Por que o BPM é importante?
O BPM promove uma visão da organização, permitindo que os processos sejam analisados e ajustados de forma integrada. Entre os principais benefícios estão:
Maior produtividade: A eliminação de redundâncias e a automação de tarefas permitem que os servidores se concentrem em atividades de maior impacto estratégico.
Redução de erros e desperdícios: A padronização dos processos minimiza falhas humanas e otimiza o uso de recursos públicos.
Agilidade e adaptabilidade: Em um ambiente público que exige respostas rápidas a novas demandas, o BPM permite ajustes dinâmicos nos processos.
Transparência e controle: Com o monitoramento em tempo real, gestores têm maior visibilidade sobre o desempenho de suas equipes e podem tomar decisões baseadas em dados concretos.
Impacto na gestão pública
O curso é fruto de acordo de cooperação técnica assinado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).
Vale destacar que essa ação está sendo conduzida pelo nosso laboratório de inovação do município, o do Serra Inova+ , que tem como uma das missões dar instrumentos para que os servidores sejam mais inovadores
Além do BPM, outras formações, como Power BI e metodologias ágeis, estão programadas, com o objetivo de melhoria contínua dos serviços públicos.
“Essa ação reforça o papel do servidor público como agente de transformação, equipando-o com ferramentas para enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade de maneira mais eficaz e inovadora”, pontua o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade.