Projeto Nativando incentiva o surf em Manguinhos, na Serra

Mais de 30 crianças e adolescentes são atendidos

Projeto Nativando incentiva o surf em Manguinhos, na Serra

Texto: Mariana Santos - Foto: Isabela Simões

Uma parceria da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria da Assistência Social (Semas) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase), o Projeto Nativando promove o surf e incentiva a prática do esporte nas águas de Manguinhos.

Cerca de 30 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, todos da rede pública de ensino, participam do Nativando, do projeto Com Manguinhos. Ativo há mais de 4 anos, realizado pelo Com Manguinhos em parceria com a Mangus Surf, com financiamento do Fundo da Infância e do Adolescente da Serra, o projeto acontece na praia de Ponta dos Fachos.

O objetivo é democratizar o surf como ferramenta sociocultural esportiva, oportunizando qualidade de vida e escolhas assertivas. Segundo Morena Joffily, uma das coordenadoras do projeto, o surf é um esporte que tem diversos benefícios. “O surf proporciona bom condicionamento físico, equilíbrio e mobilidade. No projeto trabalhamos não só o esporte em si, trabalhamos disciplina, respeito às diferenças, bons hábitos, boa alimentação, higiene pessoal e meio ambiente, tendo em vista que tal esporte depende integralmente da natureza”, disse.

“O surf vai muito além de um esporte aquático. Para crianças e adolescentes em vulnerabilidade, ele representa uma oportunidade de superação, integração social e desenvolvimento pessoal. Ao praticar o surf, esses jovens aprendem lições valiosas sobre resiliência, trabalho em equipe e autoconfiança. O contato com a natureza e a sensação de liberdade que o mar proporciona são fundamentais para o bem-estar emocional e o equilíbrio mental desses jovens em meio a desafios diários”, disse a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva.

As aulas acontecem aos sábados e domingos, às 8h. Os interessados em fazer parte podem entrar em contato por meio do Instagram da Com Manguinhos (@com.manguinhos).