Saúde Nota 10: Emef Abrahão Gomes entra na gincana do óleo de cozinha

Estudantes de cinco Emefs da Serra irão competir para ver quem consegue recolher a maior quantidade de óleo, evitando que seja descartado na rede de esgoto

Saúde Nota 10: Emef Abrahão Gomes entra na gincana do óleo de cozinha

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Ambiental Serra/Divulgação

Estudantes da Emef Abrahão Gomes de Araújo, em Barcelona, aderiram ao programa “Saúde Nota 10”, feito pela  Parceria Público-Privada Ambiental Serra e Cesan com o apoio da Secretaria de Educação. Por meio dele, os alunos ficarão por dentro de noções de saneamento básico e de como utilizar corretamente a rede de coleta de esgoto.

A ação irá se estender por mais quatro escolas até agosto.

A adesão foi feita na última terça-feira (25), por meio de uma apresentação do show de fantoches do Tio Diu.

Uma das propostas lúdicas para as escolas participantes é a gincana de quem vai conseguir recolher mais óleo de cozinha usado, contribuindo para que ele não seja descartado na natureza.

Funciona assim: a unidade de ensino que mais arrecadar óleo usado no prazo de 60 dias corridos a partir da palestra do Tio Diu, será contemplada com 40 vagas para o passeio “Um Dia na Natureza”.

Cada escola vai receber, ainda, uma bombona de 50 litros, onde cada litro de óleo arrecadado é revertido em 500ml de detergente biodegradável.

Confira o cronograma em outras escolas:

- Emef Iolanda Schneider: dia 09/07

- Emef Dom José Mauro: dia 10/07

- Emef Irmã Cleusa: dia 25/07

- Altair Siqueira Costa: dia 01/08

Saúde Nota 10

Iniciado na Serra desde 2023, o Programa Saúde Nota 10 de iniciativa da Parceria Público-Privada Ambiental Serra e Cesan tem o objetivo de realizar a educação ambiental em saneamento nas escolas para:

•     Ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema esgotamento sanitário, formar a consciência ambiental nos estudantes, pais e/ou responsáveis e comunidade escolar;

•     Apresentar a atividade da concessionária e sua atuação, em conjunto com a comunidade, na construção de um futuro sustentável para as próximas gerações;

•     Conscientizar sobre o uso correto da rede, como forma de manutenção da saúde, da qualidade de vida e preservação dos recursos hídricos.

Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária e experiências in loco, os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro.

Além de palestras nas escolas da rede municipal, é realizada a Gincana do Óleo, a hora em que os alunos põem a “mão na massa” e atuam de forma prática na preservação do meio ambiente.