Sedir faz mais de 72 mil atendimentos em 2024

Os Centros Municipais das Juventudes de Jardim Carapina/Boa Vista e de Planalto Serrano ofereceram aulas de musicalização, grupos de vivência, informática, atividades esportivas e culturais, rodas de conversas, e muito mais.

Sedir faz mais de 72 mil atendimentos em 2024

Texto: Anete Lacerda - Foto: Edson Reis

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), que trabalha para que direitos não sejam violados e promove atividades relacionadas às políticas públicas para as juventudes, pessoas com deficiência, população LGBTI+ e outros grupos vulneráveis, realizou 72.667 atendimentos entre janeiro a 31 de maio deste ano através do Departamento de Direitos Humanos.

Desse total, 48.701 atendimentos foram prestados dentro do Projeto Serra Mais Cidadã. Foram 4.603 pessoas beneficiadas com as ações promovidas pela Sedir.

O Projeto Cidadania nas Escolas e nas Comunidades alcançou 1.032 estudantes com rodas de conversa em que foram discutidas a diversidade, racismo, bullying, direitos das juventudes, atendimento humanizado e comunicação não violenta, entre outros temas igualmente importantes.

Cartões de prioridades foram entregues a 1.793 Pessoas com Deficiência(PCD) e a seus cuidadores. A Sedir disponibilizou também formação sobre inclusão social para servidores da prefeitura e munícipes.

Os Centros Municipais das Juventudes de Jardim Carapina/Boa Vista e de Planalto Serrano ofereceram atividades variadas a 2.154 atendimentos para 996 pessoas entre 10 e 29 anos, entre elas aulas de musicalização, grupos de vivência, informática, atividades esportivas e culturais, rodas de conversas, e muito mais.

A equipe da Sedir atuou também no atendimento e monitoramento de violações e orientações em direitos humanos. Foram acompanhadas 153 pessoas que tiveram os direitos violados.

Houve políticas voltadas também ao público LGBTI+, a quem foram disponibilizados momentos formativos e mutirão de retificação de nome. As ações beneficiaram 532 pessoas. Já o XIV Manifesto LGBTI+ reuniu 19 mil pessoas.

Ações para a população em situação de rua também foram priorizadas pela Sedir, que elaborou por meio do Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal para as Pessoas em Situação de Rua (COMAPRrua) a minuta da Lei de Política Municipal da População em Situação de Rua e prestou atendimento a 53 pessoas.

“Nosso trabalho é para garantir cidadania plena a todos os moradores da Serra”, destaca a secretária Lilian Mota.